pixel NOVA inaugura complexo desportivo no Monte da Caparica aberto a toda a comunidade | Universidade NOVA de Lisboa

Espaço tem o maior complexo de campos de Padel cobertos da Grande Lisboa

Ser um espaço desportivo acessível a toda a comunidade – dentro e fora da NOVA –, promovendo a prática de modalidades como Voleibol, Basquetebol, Andebol, Padel, Ténis, Escalada ou CrossFit, é o desígnio do NOVA Sports Club. A inauguração foi no dia 16 de novembro, pela Universidade NOVA de Lisboa, no campus universitário do Monte da Caparica, que passa a contar com o maior complexo de campos de Padel cobertos da Grande Lisboa.

Além de dispor de dez campos de Padel, construídos com a mais recente tecnologia, o NOVA Sports Club tem ainda um campo polidesportivo para a prática de Voleibol, Basquetebol, Futsal e Ténis.

“É com enorme satisfação que inauguramos este complexo que, além de proporcionar ao nossos alunos boas condições para a prática desportiva, é uma clara demonstração da abertura da nossa universidade, e da NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), a toda a comunidade local”, afirmou o Reitor da NOVA, João Sàágua.

A criação deste espaço enquadra-se na aposta da universidade na prática desportiva como eixo estratégico da vida nos Campi NOVA, apoiando os estudantes atletas e promovendo a atividade física, o lazer e um estilo de vida saudável, sendo o Sports Club a primeira concretização desta aposta transversal.

“O desporto assume um papel muito importante para a cidadania e para a vida académica. Com o desporto aprende-se a competir com sentido de justiça, a ganhar com elegância e a perder com elegância. Algo que é importante na Academia e na vida de uma forma geral. Os desportos de equipa que aqui serão praticados são especialmente interessantes do ponto de vista dessa formação”, acrescentou João Sàágua.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, esteve também presente no evento de inauguração do NOVA Sports Club, onde reforçou que “estas iniciativas são fundamentais. Uma das maiores reivindicações dos estudantes é precisamente a necessidade de existirem infraestruturas desportivas, pelo que estão todos de parabéns pela criação deste espaço. Esta era uma ‘semente’ que já existia na NOVA, que tem na sua estrutura um Gabinete de Desporto, e agora temos o resultado final”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, aproveitou a ocasião para agradecer a abertura do espaço a toda a comunidade local. “Da mesma forma que o município disponibiliza desde a primeira hora infraestruturas aos estudantes, agora a nossa população tem também um novo espaço desportivo. Quantas mais infraestruturas existirem, melhor, pelo que é uma alegria ver este projeto concretizado.”

A criação e dinamização do NOVA Sports Club resulta de uma parceria com a RacketsPro, empresa líder nacional na gestão de clubes de raquetes, que permitiu renovar as antigas estruturas desportivas do campus do Monte da Caparica. “É um orgulho conseguirmos associar-nos a instituições de ensino superior. Acreditamos muito no potencial destas instituições e estamos convictos que a comunidade da NOVA e da NOVA FCT vão ter muito orgulho nestas infraestruturas”, salientou Carlos Pratas, representante da Rackets Pro.

Na sua intervenção, a administradora executiva dos SASNOVA, Paula Machado, manifestou estar “muito satisfeita com este projeto, não só pelos estudantes da NOVA FCT, que passam a dispor de uma grande infraestrutura desportiva, mas também por ser um espaço aberto à comunidade, onde todos podem interagir entre si e participar em atividades desportivas”.

Também o presidente da Associação de Estudantes da FCT NOVA, Edgar Coimbra, enalteceu a concretização desta infraestrutura, há muito desejada, afirmando, no entanto, que “há ainda muito espaço para crescer, para se tornar num local que sirva não só a comunidade da FCT NOVA e a comunidade local, mas também o desporto universitário”.

Os alunos da NOVA são os mais destacados e medalhados no universo universitário português, sendo que nos últimos cinco anos, a representação desportiva da NOVA em campeonatos universitários tem variado entre 35 a 47 modalidades.

Face a esta relevância do desporto universitário, o diretor da FCT NOVA, José Alferes, lançou um desafio para os próximos anos: “devemos olhar para o polidesportivo e pensar num projeto que permita a este espaço servir também os estudantes e equipas do desporto universitário. Estando este projeto terminado, pensemos no próximo!”.