pixel NOVA junta-se à EUTOPIA European University | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA junta-se à EUTOPIA European University

A Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) juntou-se hoje à EUTOPIA European University numa cerimónia em Bruxelas que contou com a presença do Reitor, Professor João Sàágua, do Vice-Reitor para o Desenvolvimento Internacional, Professor João Amaro de Matos, e de importantes stakeholders locais e europeus.

A EUTOPIA European University é uma comunidade inclusiva de universidades que partilham interesses semelhantes. Através de investigação colaborativa, aprendizagem baseada em desafios de excelência pedagógica, maior mobilidade de estudantes e professores, e inovação partilhada, a EUTOPIA procura dar resposta aos desafios locais e globais, contribuindo para um novo modelo de ensino superior na Europa.

Nas palavras do Reitor da NOVA: “Fazer parte desta aliança trará grandes oportunidades para colaborarmos com os nossos parceiros europeus e reforça a nossa missão enquanto Universidade global e cívica. Para a NOVA, isso significa ser uma instituição de elevado perfil internacional centrada no aluno, que serve a sociedade por meio do conhecimento e aborda os desafios locais e globais de hoje de forma inovadora e impactante.”

A par da NOVA, juntam-se também à EUTOPIA a Technische Universität Dresden (Alemanha) e a Ca’Foscari University of Venice (Itália).

Em junho de 2019, a EUTOPIA foi escolhida como uma das 17 alianças vencedoras do recente concurso no contexto da European Universities Initiative lançado pela Comissão Europeia.

A EUTOPIA European University reúne a Pompeu Fabra University-Barcelona (Espanha), a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), a CY Cergy Paris University (França), a Technische Universität Dresden (Alemanha), a University of Gothenburg (Suécia), a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), a University of Ljubljana (Eslovénia), a Ca’Foscari University of Venice (Itália) e a University of Warwick (Reino Unido).

Os Reitores das três universidades formalizando a entrada na EUTOPIA: