pixel NOVA no encontro da UNICA, em Estocolmo, dedicado à cooperação e às redes universitárias | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA no encontro da UNICA, em Estocolmo, dedicado à cooperação e às redes universitárias

Painel sobre o papel das redes universitárias na cooperação entre Europa e África contou com o contributo do vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa João Amaro de Matos. 

“As redes universitárias podem fazer toda a diferença na cooperação entre a Europa e África e a NOVA, que tem uma série de parcerias já em desenvolvimento, além de um campus no Cairo (o único de uma universidade portuguesa fora de território português!) está na frente deste projeto comum", reforçou João Amaro de Matos, vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa, no painel sobre o tema, durante a Assembleia Geral e Seminário de Reitores da Rede de Universidades de Capitais Europeias (UNICA), que decorreu de 26 a 28 de junho, na Universidade de Estocolmo. “Mas podemos fazer mais, nas mais diversas áreas: seja a impulsionar a habitação estudantil estabelecendo parcerias com as autarquias, seja a promover cooperação entre as universidades dos países lusófonos com os seus vizinhos em África”.  

No evento, em que se discutiram temas cruciais para delinear o futuro da colaboração académica na Europa, foram alcançados resultados significativos, incluindo a reativação de um grupo de trabalho focado na coordenação de investigação dentro da rede UNICA.  

A UNICA é uma rede de 46 universidades de 35 capitais da Europa que conta com algumas das mais importantes e reputadas universidades. A sua missão é promover a excelência académica, a integração e a cooperação entre os seus membros, e ser uma facilitadora da integração das Universidades da Europa Central e de Leste no Espaço Europeu de Ensino Superior. 

A próxima Assembleia Geral e Seminário de Reitores da UNICA, a decorrer na Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas (NKUA), de 18 a 20 de junho de 2025, terá como tema principal “O papel crucial das Humanidades na Educação e Investigação nas universidades modernas”. O evento marcará o 35º aniversário da fundação da UNICA, um marco significativo na história desta importante rede de que a NOVA faz parte desde o início.