pixel NOVA no top 4 Europeu entre jovens universidades no ranking de Ensino do Times Higher Education | Universidade NOVA de Lisboa

A nível nacional a NOVA lidera de forma destacada

Times Higher Education Young Universities logo

A Universidade NOVA de Lisboa está no top 4 na Europa entre as jovens universidades de acordo com o ranking de Ensino do Times Higher Education (THE) publicado no dia 4 de julho.

A nível nacional a NOVA lidera de forma destacada este ranking que avalia o ambiente de ensino e aprendizagem que as instituições de ensino superior proporcionam aos seus alunos com a particularidade de se basear, em larga medida (45%), nos resultados de um inquérito efetuado aos estudantes.

Os indicadores estão organizados em quatro pilares: recursos, envolvimento, resultados e ambiente. Os estudantes são convidados a pronunciarem-se sobre temas como interação com os professores, qualidade dos serviços da instituição, equilíbrio de género entre professores e entre alunos, oportunidades para desenvolver competências que os preparam para uma carreira após a universidade, ambiente multicultural e oportunidades de mobilidade, entre outros.

A NOVA destaca-se nos indicadores relacionados com a componente "ambiente" que inclui equilíbrio de género entre professores e entre alunos, proporção de alunos internacionais e de alunos que participaram em programas de intercâmbio internacionais.

De acordo com o Vice-Reitor, Professor João Amaro de Matos "ao longo dos anos a NOVA tem investido na internacionalização de modo a promover um ambiente multicultural na sala de aula e no ensino, aumentando o número de Mestrados e Licenciaturas lecionados em Inglês. Esta estratégia tem permitido atrair alunos originários de diferentes geografias e culturas. Além disso, tem vindo a desenvolver uma rede de parcerias empresariais e académicas que  facilitam a ligação ao mercado de trabalho e a colocação dos alunos a nível nacional e internacional."