pixel NOVA reitera compromisso com a paz: Universidade NOVA de Lisboa declara firme oposição a todas as atitudes belicistas que coloquem em causa os direitos humanos | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA University Lisbon reaffirms its firm opposition to any warmongering attitude that endangers human rights.

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) declara publicamente, a sua firme oposição a todas as atitudes belicistas que coloquem em causa os direitos humanos e que atentem contra a liberdade e a vida das pessoas. Condenamos genericamente e em qualquer parte do planeta, todas as formas de agressão e de perdas de vida decorrentes de conflitos armados.

Reafirmamos o nosso compromisso com a promoção da paz e a defesa dos direitos fundamentais de todos os seres humanos. Acreditamos que o diálogo, a cooperação e o respeito mútuo são os caminhos para a construção de um mundo mais justo e harmonioso.

Especificamente em relação ao conflito armado existente atualmente na Palestina, a NOVA não iniciará novos projetos de cooperação com instituições de ensino superior (IES) de Israel que tenham manifestado publicamente o apoio à guerra, e com IES da Palestina que tenham apoiado publicamente a ação terrorista do HAMAS.

Defendemos a paz contra a guerra, a educação e o conhecimento científico que promove o desenvolvimento e bem-estar dos povos.