pixel Projeto sobre pé diabético é o vencedor do Prémio de Investigação Alfredo da Silva Sustentabilidade na Saúde | Universidade NOVA de Lisboa

O Professor João Filipe Raposo, com o projeto:  "Empowerment in Diabetic Foot Ulcer", é o vencedor da 2.ª edição do Prémio de Investigação Alfredo da Silva Sustentabilidade na Saúde promovido pela Fundação Amélia de Mello com a curadoria científica da Universidade NOVA de Lisboa, através da plataforma interdisciplinar NOVAhealth.

João Filipe Raposo é docente da NOVA Medical School e Diretor Clínico da Associação Portuguesa dos Diabéticos de Portugal (APDP).

O projeto, desenvolvido através de uma parceria da NMS, APDP, FCT NOVA e CUF, tem como objetivo final obter melhores resultados de saúde para as pessoas com diabetes nas situações de úlcera de pé diabético – uma das causas mais frequentes de amputação.

Com este propósito é proposto desenvolver um novo penso inteligente capaz de avaliar a temperatura e dimensões da úlcera, um novo sensor para avaliação rápida de PCR (Proteína C reativa) – como marcador de inflamação, e um kit educativo para os utilizadores destas soluções com o propósito de otimizar a utilização destes novos dispositivos. A aposta é na capacitação das pessoas para uma melhor gestão de uma situação grave, como é o de uma úlcera de pé diabético, e uma melhor integração de informação nos processos de cuidados, otimizando os recursos disponíveis.

Este que foi considerado o melhor projeto na categoria de Sustentabilidade na Saúde será premiado com uma bolsa no valor de 25 000€. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 30 de junho pelas 11h e será transmitida online. Visite o site do Prémio de Investigação Alfredo da Silva para aceder ao programa e à transmissão.