pixel Tomada de posse do Reitor e Dia da NOVA 2021 - leia o discurso e veja as fotos | Universidade NOVA de Lisboa

Tomada de posse do Reitor e Dia da NOVA 2021 - leia o discurso e veja as fotos

A cerimónia de tomada de posse do Reitor da NOVA, Prof. Doutor João Sàágua, teve lugar no dia 10 de novembro no auditório da Reitoria na presença de personalidades da sociedade portuguesa, estudantes, docentes e colaboradores da NOVA, familiares e amigos. Na mesma ocasião foi também celebrado o Dia da NOVA, este ano dedicado ao Ensino.

O início da cerimónia esteve a cargo da Dra. Estela Barbot, Presidente do Conselho Geral da NOVA, que salientou “Neste dia de celebração, é importante lembrar e enaltecer o enorme esforço coletivo realizado por estudantes, académicos e staff não académico, que tem permitido elevar o bom nome desta Universidade e contribuído de forma determinante para o seu sucesso e para a construção de uma sociedade mais desenvolvida, justa e plural.” Leia aqui o discurso na íntegra.

Depois de formalizada a investidura os presentes puderam ouvir o Reitor. “Continuidade na transformação, é, pois, como entendo este meu segundo mandato. No caso da NOVA, continuidade significa então: MUDANÇA.” – foi este o mote do discurso de tomada de posse do Prof. Doutor João Sàágua que relembrou a profunda transformação iniciada há quatro anos na NOVA, envolvendo dois processos distintos, mas complementares: a passagem a fundação pública e a consolidação como uma universidade global e cívica.

Para além de um resumo das realizações do mandato anterior no contexto das três áreas de missão – Ensino, Investigação e Inovação – o Reitor enumerou os desafios que se colocam para os próximos anos. Destacam-se o processo de transição digital na NOVA, a atuação das plataformas estratégicas NOVA Saúde, Instituto de Arte e Tecnologia, NOVA Tourism & Hospitality e NOVA 4 the Globe, bem como as parcerias estratégicas recentemente efetuadas e traduzidas na formação do consórcio Campus SUL e na entrada na aliança europeia EUTOPIA.
Leia aqui o discurso do Reitor na íntegra.

Neste dia tomou posse a Equipa Reitoral, constituída pelos Vice-Reitores: Prof. Doutor José Ferreira Machado (Desenvolvimento Institucional), Prof. Doutor José Fragata (Saúde), Prof.ª Doutora Elvira Fortunato (Investigação), Prof. Doutor João Amaro de Matos (Ensino e Desenvolvimento Internacional), Prof. Doutor José Alferes (Transição Digital) e Prof.ª Doutora Isabel Rocha (Inovação e Criação de Valor); e pelos Pró-Reitores: Prof.ª Doutora Isabel Nunes (Pró-Reitora Adjunta do Reitor para o Plano Estratégico e Gestão da Qualidade) e Prof.ª Doutora Júlia Seixas (Sustentabilidade), esta última juntando-se agora à restante equipa que transita do mandato anterior.

A celebração do Dia da NOVA teve como ponto de partida uma alocução do Prof. Doutor Roberto Henriques sobre Inovação Pedagógica. A voz dos estudantes também se fez ouvir através de Eduardo Freitas, Presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, em representação do Conselho de Estudantes.

O evento contou também com um momento especial de homenagem àqueles que contribuíram especialmente para a formação do talento na NOVA com a atribuição do título de Professor Emérito à Prof.ª Doutora Salwa Castelo Branco, ao Prof. Doutor Luís Moniz Pereira e ao Prof. Doutor Adriano Rodrigues.

Decorreu ainda a tomada de Posse da Provedora do Estudante da NOVA, Prof.ª Doutora Maria Teresa Alves de Araújo.

Durante a cerimónia foi anunciado o Prémio de Inovação Pedagógica cujas candidaturas se encontram abertas.

Os momentos musicais estiveram a cargo do Coro da NOVA e também da tuna JurisTuna.