pixel Tomadas de posse na NOVA: dois novos Pró-reitores, a nova diretora da NOVA School of Law e a nova administradora da Universidade | Universidade NOVA de Lisboa

Tomadas de posse na NOVA: dois novos Pró-reitores, a nova diretora da NOVA School of Law e a nova administradora da Universidade

O Colégio de Diretores desta quinta-feira, 20, foi o momento escolhido para a tomada de posse da Pró-reitora Prof. Doutora Clara Rowland, do Pró-reitor Mestre José Branco, da Diretora da NOVA School of Law Prof. Doutora Margarida Lima e da Administradora da Universidade NOVA de Lisboa Dra. Ana Rita Marante 

O evento decorreu na Nova School of Business and Economics (SBE), no campus de Carcavelos, cenário escolhido para o encontro mensal do Colégio de Diretores, órgão de consulta e apoio do Reitor, Prof. Dr. João Sàágua, na gestão da Universidade NOVA de Lisboa.  

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, tomaram então posse a Pró-reitora Prof. Doutora Clara Rowland, que será responsável pela área da Cultura, o Pró-Reitor Mestre José Branco, que coordena as áreas de Desenvolvimento Institucional e Angariação de Fundos, Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos e Comunicação, e a Administradora da NOVA Dra. Ana Rita Marante.  

Este foi também o momento escolhido para a tomada de posse da nova diretora da NOVA School of Law, Prof. Dra Margarida Lima Rego, eleita para o quadriénio 2022-2026. Em baixo, a equipa reitoral e o Colégio de Diretores. 

 

 

 

Quem tomou posse agora

 

Clara Rowland 

Professora Associada no Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, integra o corpo docente do Doutoramento em Disciplinas Linguísticas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Pisa.  

Entre 2003 e 2016, foi docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirigiu o Mestrado e o Programa Internacional de Doutoramento FCT em Estudos Comparatistas e foi responsável pela criação e primeira direção do Mestrado em Estudos Brasileiros (FLUL e ICS-UL).  

Com trabalho desenvolvido nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes, entre 2013 e 2015 foi ainda membro eleito da Delegate Assembly da Modern Language Association of America. 

 

José Branco  

Licenciado em Economia, no Instituto Superior de Economia e Gestão, em 1987, concluiu o Mestrado em Administração Pública, na Universidade do Minho, em 2003.  

Tendo iniciado a sua carreira profissional no Ministério da Economia em 1986, especializou-se na área de Finanças Públicas. Enquanto gestor público foi Chefe de Divisão de Sistemas de Informação na Direção-Geral do Orçamento (1993-1994,), Diretor dos Serviços Administrativos na Direção-Geral da Aviação Civil (1994-1997), Diretor dos Serviços Financeiros e Patrimoniais na Faculdade Ciências da Universidade do Porto (1997-2004) e Diretor do Departamento Municipal de Património e Aprovisionamento na Câmara Municipal do Porto (2004-2006).  

Em 2006, assumiu o cargo de Secretário-geral adjunto no Ministério da Economia. Entre 2006-2010 foi Diretor Municipal de Finanças e Património, Câmara Municipal do Porto e entre 2010 e 2018 foi Administrador na Universidade do Porto, antes de assumir o mesmo cargo na Universidade NOVA de Lisboa.  

 

Margarida Lima Rego 

Professora Associada com Agregação na NOVA School of Law, onde leciona regularmente desde 2005.  

Como subdiretora em 2018, coordena o NOVA Knowledge Centre for Data-Driven Law e o Programa de Doutoramento em Direito. Atualmente, rege as disciplinas de «Direito das Obrigações e de Casos Difíceis», na licenciatura, é titular de um «Módulo Jean Monnet em EU Insurance Law», no mestrado, e no doutoramento assume a regência de «Private Law». 

Foi Of Counsel na Morais Leitão, onde liderava o grupo transversal de seguros, resseguros e fundos de pensões, tendo abandonado a sociedade em julho de 2019 para se dedicar à sua carreira académica, mantendo, ainda assim, alguma atividade de jurisconsultoria, sendo regularmente consultada sobre matérias variadas de Direito português e da lusofonia.  

 

Ana Rita Marante  

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada em 2002, Pós-graduação em Contabilidade Pública, Finanças Públicas e Gestão Orçamental pelo Instituto Superior de Economia e Gestão em 2008 e Pós-Graduação em Gestão do Ensino Superior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa na UL em 2012. 

Representante do pessoal não docente e não investigador do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa desde 2018, foi também administradora Executiva dos Serviços de Apoio à Fundação e Chefe de Equipa do Projeto “Fundação NOVA/ERP”.  

Chefe de Divisão Financeira desde 2010, é Contabilista Certificada desde 2002.