pixel U-Multirank: NOVA isola-se no primeiro lugar a nível nacional   | Universidade NOVA de Lisboa

U-Multirank: NOVA isola-se no primeiro lugar a nível nacional  

Mantendo o 7º lugar entre as jovens universidades europeias, a NOVA obteve classificação máxima em 14 de 33 indicadores do ranking que avalia as diferentes dimensões da atividade académica. Registe-se ainda a entrada para o top da categoria ‘Female Authors’ 

É um sinal dos tempos: o número de ‘Female Authors’ revela-se um fator distintivo da NOVA em termos de igualdade de género em todos os rankings em que é avaliada – e o U-Multirank não é exceção. Segundo os resultados agora divulgados, a NOVA recebeu nota máxima no total de 14 indicadores – mais um do que no ano passado – e segura assim, isolada, o primeiro lugar a nível nacional.  

Criado pela Comissão Europeia e cofinanciado pelo programa Erasmus+, em 2014, o U-Multirank é o maior ranking multidimensional que avalia as diferentes dimensões da complexa atividade académica. Ao todo, o U-Multirank analisou o desempenho de 2202 instituições de ensino superior em todo o mundo. Realce-se ainda que, entre as jovens universidades europeias – ou seja, as que têm menos de 50 anos – a NOVA ocupa a 7ª posição. 

Além do indicador ‘Female Authors’, que considera a proporção de publicações com autores do sexo feminino, a NOVA obteve também pontuação máxima nas seguintes categorias:   

- Publicações de investigação
- Publicações interdisciplinares
- Publicações profissionais
- Publicações de acesso livre
- Rendimentos de fontes privadas
- Publicações citadas em patentes
- Rendimento do desenvolvimento profissional contínuo
- Mobilidade dos estudantes
- Pessoal académico internacional
- Publicações conjuntas internacionais
- Mestrados a trabalhar na região
- Publicações conjuntas regionais”.