pixel Um ano de celebração - 50 anos da NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Um ano de celebração - 50 anos da NOVA

Era uma vez, em 1973, uma nova universidade que nascia em Lisboa para ser aberta e acessível a todos, de uma forma inovadora - a NOVA. Agora, que se cumpre o seu 50.º aniversário, o que pretendemos é continuar a ser jovens e criativos na forma como ensinamos, investigamos e criamos valor para a sociedade, deixando uma marca indelével para as gerações vindouras. 

2023 será um ano de celebração com um programa de atividades variado, como pode conferir em baixo. 

 

PROGRAMA   

(em atualização) 

AO LONGO DO ANO 

Projeto Bases 

Em parceria com o MNAC e a Universidade do Porto, o projeto consiste na exposição de obras de arte - galerias verticais - nos campi da NOVA promovendo um circuito de arte.   

Arte Urbana na NOVA  

Em parceria com a Galeria de Arte Urbana e a Câmara Municipal de Lisboa, irá concretizar-se uma obra de arte urbana de jovens artistas das UO´s da NOVA, através de um programa de residências artísticas. Este projeto está integrado na programação do Festival MURO.  

 

FEVEREIRO  

15 de fevereiro 

Universidades como Agentes de Mudança para a Igualdade de Género | Reitoria  

A conferência, organizada no âmbito do SPEAR, reuniu oradores/as em representação de diferentes universidades que participam em projeto financiados pela Comissão Europeia no âmbito da promoção da Igualdade de Género. (+ info)  

Saiba como foi! 

  

27 de fevereiro - 31 de março  

Os grandes males e os grandes remédios, o livro impresso antigo da NMS  | Organização: NMS 

A exposição contou com a coleção de 352 obras, na sua maioria doadas por particulares, sendo a mais antiga do século XVII. A Medicina é o tema principal, mas as publicações abordam também temáticas como a Anatomia, Botânica ou Zoologia. (+ info

15 de março | Apresentação do Professor Pedro Soares Branco sobre a História do livro médico  

Saiba como foi! 

Forma

MARÇO  

1 e 23 de março 

“Inteligência artificial e chatGPT: Que desafios para o ensino, economia, saúde?" – Série de seminários  | Organização: Nova SBE e NMS  

Nesta série de seminários foram discutidos os desafios da inteligência artificial em programas como o chatGPT e o impacto no ensino, economia e saúde.  

1 de março | Seminário 1: “AI and its impact on higher education and the economy” (Nova SBE) 

23 de março | Seminário 2: “AI and its impact on health and wellbeing” (NMS)  

  

16 e 17 de março 

Data with Purpose Summit: Vamos falar de dados? | Organização: NOVA IMS 

Palestras e sessões interativas com especialistas líderes da indústria de tomada de decisão, baseada em dados.  

Saiba como foi! 

  

17 de março 

Debate: “Revolucionar o Ensino Superior Através de Inteligência Artifical e ChatGPT” | Nova SBE 

A Nova SBE explorou o potencial do ChatGPT e como é levado a cabo através de um debate. Foi uma manhã de debates, ideias e demonstrações em tempo real do ChatGPT que juntou o Dean Pedro Oliveira, a Vice-Dean Ana Balcão Reis, o fundador e codirector académico do Nova SBE Data Science Knowledge Center, Leid Zejnilovic, e os alunos da Nova SBE.   

  

30 de março  

Concerto Solidário Turquia/Síria | Nova SBE 

A Nova SBE promoveu um concerto solidário com atuações de Salvador Sobral, Luísa Sobral, Janeiro e Milhanas. Esta foi uma iniciativa “Re-Humanizar o Mundo” das Conferências do Estoril. As receitas da bilheteira reverteram a favor da educação da população afetada pelos sismos da Turquia e Síria, que vitimizaram mais de 45 mil pessoas. (+info

Forma

ABRIL  

17 e 18 de abril 

AI Robotics in Healthcare: A Challenge for Law and Tech? | Organização: NOVA School of Law 

Esta conferência abordou temas relacionados com o uso da robótica fundada em inteligência artificial no domínio da saúde, incluindo proteção de dados, roboética, governança digital, deontologia médica, direitos de propriedade intelectual (+ info).  

  

20 de abril  

1.º Aniversário do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute| Nova SBE 

A Nova SBE e a Fundação Haddad convidaram a comunidade para celebrar o primeiro aniversário do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute e do seu espaço no campus para celebrar um ano de espaço, reconhecer e premiar as suas estrelas. (+ info

  

20 e 21 de abril 

Congresso Nacional de Medicina Tropical | Organização: IHMT NOVA 

O 6.º Congresso Nacional de Medicina Tropical debateu questões relacionadas com Medicina Tropical e Desenvolvimento Sustentável. Nos dias 18 e 19 de abril, realizaram-se ainda atividades pré-congresso (+ info).  

Veja como foi! 

  

21 de abril 

Gala da Inovação Organizacional | Organização: Reitoria  

Esta gala marcou o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, tendo sido anunciados e entregues os prémios ADN - Agir Diferente na NOVA.  

Saiba como foi! 

  

MAIO  

13 de maio 

Dia Aberto do ITQB NOVA  

O instituto abriu as portas à comunidade numa mostra dos projetos de investigação. (+ info

  

Oeiras recebe os 50 anos da NOVA | Organização: ITQB NOVA  

O evento consistou numa atividade desenvolvida no âmbito do programa Ciência Aberta a Oeiras com os alunos do município, que visa dar a conhecer diversas unidades orgânicas da NOVA, os seus cursos e projetos de investigação.   

Forma

JUNHO   

19 a 23 de junho 

Semana EUTOPIA | Organização: Reitoria 

No âmbito da semana EUTOPIA, o nome da aliança de dez universidades europeias de que a NOVA faz parte, e que aconteceu este ano na NOVA, promoveu-se ainda um encontro entre os Reitores das Universidades Portuguesas para refletir sobre o futuro da Universidade na Europa.  

Recorde como foi! 

  

23 de junho 

6th Paradox & Plurality Annual Meeting | Fundação Amélia de Mello  

O objetivo deste encontro foi explorar como as artes, os artistas e o trabalho artístico alavancam paradoxos para atrair a atenção popular e, simultaneamente, ir contra a opinião predominante, facultando uma crítica necessária ao poder estabelecido do status quo e descobrindo novas possibilidades de expressão.  

  

28 de junho - 1 julho  

Festival Causa Efeito | Organização: Reitoria 

Durante cinco dias, decorreu em Campolide um festival com as melhores produções de jazz da vanguarda portuguesa e com uma programação e divulgação de nível internacional, que contou com a curadoria de Pedro Costa (Clean Feed Records).  

Saiba como foi! 

 

SETEMBRO  

1 e 2 de setembro  

         Conferências do Estoril| Nova SBE 

A 8.ª edição das Conferências do Estoril foi coorganizada e acolhida pela Nova SBE e pela NOVA Medical School abordando temas amplos em linha com os principais desafios globais que o mundo enfrenta. Esta cooperação reforça o poder transformador da inovação e tecnologia na Saúde, a reflexão sobre os principais desafios da atualidade, a promoção do debate e o apelo à ação, envolvendo líderes mundiais centrados no tema “Re-Humanizar o Nosso Mundo”.  

Saiba como foi!

 

 15 de setembro a 15 de dezembro   

O Futuro do Conhecimento | Organização: Reitoria 

Exposição de ilustrações feitas pela Planeta Tangerina à luz da sustentabilidade que está patente em vários locais da grande Lisboa – praças, estradas e parques nos quatro concelhos em que a Nova está presente, além do comboio da linha de Cascais que junta vários espaços da Nova – fazendo parte por algumas semanas da vida diária das pessoas que circulam na cidade e que poderão, deste modo, pensar connosco estas questões. 

Locais da exposição: 

Paredão de Cascais (Cascais) – 15 de setembro a 15 de outubro   

Praça de Campolide (Lisboa) – 21 de setembro a 15 de outubro  

Cais do Sodré (Lisboa) – 16 de outubro a 15 de novembro   

Campus de Campolide (Lisboa) – a partir de novembro 

Parque da Paz (Almada) – novembro 

Circuito de mupis de Oeiras (Oeiras) – novembro 

Carruagens do comboio da Linha de Cascais – 15 de outubro a 15 de dezembro   

Mais info.

 

15 de setembro a 15 de dezembro 

Comboio das Artes Lisboa-Carcavelos  

Intervenção artística em três carruagens do comboio da linha de Cascais, que liga diversos campi da NOVA, com a vinilagem de obras dos artistas Malibu Ninjas e Kampus, realizada com a curadoria da Galeria de Arte Urbana e integrada no Festival MURO. 

Mais info.

 

22 de setembro 

Conferência "Ensino da Medicina em mudança" | Organização: NMS, IHMT NOVA, ENSP NOVA  

A conferência juntou individualidades relacionadas com o Ensino da Medicina, proporcionando um debate de extrema importância na conjuntura atual do nosso país.  

 

28 de setembro  

Festival NOVA Música | Nova SBE Students’ Union  

O Festival NOVA Música voltou para celebrar o início do ano académico, tendo a música portuguesa como foco e dando palco a bandas e artistas emergentes no panorama nacional.   

Pelo segundo ano no Campus da Nova SBE, em Carcavelos, teve organização da Nova SBE Students’ Union, com o apoio da Reitoria sendo destinado a todos os alunos da Universidade NOVA de Lisboa.

 

28 de Setembro a 27 de Outubro 

Exposição Almada Negreiros | Reitoria 

A propósito dos 130 anos do nascimento de Almada Negreiros, a Universidade Nova de Lisboa organizou uma série de iniciativas para celebrar a efeméride: uma conferência, uma exposição e uma leitura encenada pelo Coletivo A Sul. 

Destaque especial para a exposição “Almada Negreiros – 130 anos” que inclui documentos, desenhos e trabalhos do artista, numa recolha de vários materiais que se encontram no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros – Sarah Affonso e que podem ser objeto de consulta e investigação. 

Saiba como foi!

  

OUTUBRO  

2 de outubro 

O Futuro da Saúde Pública: inovação, transformação digital e sustentabilidade | Organização: ENSP NOVA   

  

14 de outubro 

5º aniversário Campus Carcavelos | Nova SBE 

A Nova SBE celebrou 5.º aniversário da inauguração do campus de Carcavelos, num conceito de Open Campus que reunirá toda a comunidade, desde jovens alunos a executivos, com muitas atividades educativas e sociais.  

 

14 Outubro 

NOVA Tunas | anTUNiA 

Primeiro encontro das Tunas da NOVA, a propósito dos 50 anos da Universidade NOVA de Lisboa. 

 

20 de Outubro 

VI Conferência Internacional, “Challenges of vaccination throughout life” | Organização: NOVAsaúde Chronic Disease and Infection  

O objetivo foi promover a apresentação de novas realizações científicas e o desenvolvimento de colaborações interdisciplinares em vários formatos e perspetivas, permitindo uma ampla interação e discussão entre os participantes e sensibilizando a sociedade para o tema. 

 

22 de Outubro a 9 de Novembro 

CICLO BRASIL NA NOVA - Homenagem a Gilberto Gil | Reitoria 

Nos dias que antecedem e que se seguem à cerimónia marcada para 31 de outubro, a NOVA apresenta o ciclo Brasil na NOVA – em homenagem a Gilberto Gil, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas para fazer ecoar a obra de Gil e refletir sobre ela e sobre as suas reverberações a partir da Universidade como espaço de interrogação.   

22 de Outubro, às 17h: “Ventos do Brasil e de Portugal”, Solistas da Metropolitana    

2 de Novembro, às 21h30: “Língua”, concerto de Júlio Resende e António Zambujo    

3 de Novembro, às 21h30: Aula-show “A Terceira Margem do Rio – poesia e canção brasileira”, por José Miguel Wisnik    

9 de Novembro, às 19h: Concerto “Trompetes do Brasil”, Solistas da Metropolitana    

 

31 de Outubro 

           Honoris Causa Gilberto Gil  | Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa 

A distinção marca as celebrações dos 50 anos da Universidade e reconhece a extraordinária contribuição de Gilberto Gil para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas. 

Saiba como foi! 

Forma

NOVEMBRO   

A Fundação da Universidade NOVA de Lisboa | Organização: NOVA FCSH  

Exibição do documentário “O Filme: NOVA, 50 anos de inovação” que atravessa os anos entre 1973 e 1977, intercalando a história de criação da universidade com a história do país. Haverá ainda uma exposição de materiais multimédia e de fotografia (de António Júlio Duarte) sobre a memória da universidade e a sua contemporaneidade. (Local: Reitoria) 

 

Dia da Nova 

Inauguração da peça dos 50 anos 

Para assinalar os 50 anos da Nova no Campus de Campolide, será instalada uma obra de arte para no jardim em frente à Reitoria, com curadoria da Ar.co (que também celebra em 2023 os seus 50 anos) e da autoria de Maria Ana Vasco Costa, intitulada “Bodies of water”. 

 

DEZEMBRO   

6 de Dezembro 

Poder aos Estudantes: o ativismo na NOVA | Organização: FCT NOVA e NOVA FCSH   

Exposição sobre publicações dos alunos da FCT e da FCSH que refletem a perspetiva de intervenção e de ativismo, desde sempre, na identidade das duas faculdades. (Local: Reitoria)  

 

14 de Dezembro 

75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos | NSL, Reitoria, UNRIC-ONU 

Conferência e inauguração de um mural alusivo ao tema dos direitos humanos.