pixel Vem aí a EUTOPIA WEEK Lisbon 2023 | Universidade NOVA de Lisboa

Vem aí a EUTOPIA WEEK Lisbon 2023

O próximo encontro da EUTOPIA European University é na Universidade NOVA de Lisboa. Saiba tudo sobre a reunião da aliança de dez universidades europeias de que a NOVA faz parte e que decorre em Lisboa entre 19 e 23 de junho dedicada ao tema A Better Europe 

 

Acontecem de seis em seis meses e são consideradas marcos na construção da EUTOPIA European University, a aliança de dez universidades europeias a que a NOVA aderiu em setembro de 2021. Na sua 7ª edição, esta EUTOPIA WEEK tem ainda o valor acrescentado de decorrer no ano em que celebramos o nosso 50º aniversário. Tudo razões para participar e inscrever-se já .  

A decorrer entre 19 e 23 de junho, o encontro é dedicado ao tema A Better Europe e estão previstas várias sessões para debater as seis prioridades da Comissão Europeia:  

  • o compromisso ecológico europeu, que visa transformar a UE numa economia moderna e eficiente em termos de recursos, preservando simultaneamente o ambiente natural da Europa;  

  • a transição digital, que combina o investimento em pesquisa e inovação com a proteção de dados e a capacitação de pessoas com as competências necessárias;  

  • ter uma economia que serve as pessoas, garantindo empregos e reduzindo desigualdades;  

  • fortalecer a voz a UE no palco mundial, defendendo um comércio aberto e justo;  

  • defender os direitos fundamentais e o Estado de direito como bastião da igualdade, tolerância e justiça social;  

  • e ainda dar um novo impulso à democracia europeia, contribuindo para o fortalecimento dos processos democráticos da EUROPA.  

Além dos reitores das dez universidades da Aliança – Pompeu Fabra, Ca Foscari, Gotemburgo, Dresden, Warwick, CYCergy, VU Brussels, Ljubljana, Babes-Bolyai University e Universidade NOVA de Lisboa, claro – o encontro conta ainda com a presença dos representantes das instituições universitárias globais com as quais a EUTOPIA já estabeleceu parcerias: Stellenbosch University (África do Sul), Universidade Internacional de Rabat (Marrocos), Monash University (Austrália) e Kyungpook National University (Coreia do Sul).  

EUTOPIA European University é uma comunidade inclusiva de universidades que partilham valores e agendas comuns. Através de investigação colaborativa, aprendizagem baseada em desafios de excelência pedagógica, maior mobilidade de estudantes e professores, e inovação partilhada, a EUTOPIA procura dar resposta aos desafios locais e globais, contribuindo para um novo modelo de ensino superior na Europa.