pixel WISE: já é conhecida a equipa vencedora do programa que desafiou estudantes da NOVA a procurar soluções capazes de transformar o panorama energético  | Universidade NOVA de Lisboa

WISE: já é conhecida a equipa vencedora do programa que desafiou estudantes da NOVA a procurar soluções capazes de transformar o panorama energético 

Chama-se WISE (sigla para World-Changing Innovations for Sustainable Energies), é promovido pelo gabinete NOVA Impact e pela GALP, em parceria com o Innovation Ecosystem da Nova SBE, e chegou agora ao fim, após 12 semanas de intenso trabalho das equipas participantes. Este programa visa encontrar soluções inovadoras que possam transformar o panorama energético atual. Seis equipas concorreram com ideias pioneiras e a equipa vencedora já é conhecida.  

Anunciado esta semana, o projeto vencedor foi apresentado pela equipa composta por Akil Mambuque (NOVA SBE), Marta Simão (NOVA FCT), Martina Baviera (NOVA SBE), Rodrigo Borba (NOVA FCSH) e Teresa da Cruz (NOVA FCT), com a mentoria de Ana Sofia Esteves, e vai receber bilhetes para o European Innovation Academy, com todas as despesas pagas, uma oportunidade de shob shadowing na GALP e um Linkedin Badge (certificado da NOVA para o Linkedin).

A sua proposta é um Sunny Solar Bank, que introduz o conceito inovador de "banco de energia". Esta aplicação permite aos utilizadores depositarem a energia extra que produzem e utilizarem um algoritmo que prevê a disponibilidade de energia, sugerindo os melhores momentos para vendê-la à rede. Os lucros obtidos podem ser convertidos em descontos nas contas de energia ou investidos em projetos de energias renováveis. 

Foi também atribuída uma menção honrosa à equipa que apresentou o projeto NEWLY - Alternative Energy Storage Systems. É uma proposta que pretende revolucionar os sistemas de armazenamento de energia através do desenvolvimento de um supercapacitor, um componente capaz de armazenar e fornecer uma elevada densidade de potencia elétrica num curto intervalo de tempo, que recorre à eletrónica em papel para aumentar a capacidade dos sistemas de armazenamento atuais.  Foi desenvolvido pelos alunos Beatriz Faria (NOVA FCT), Guilherme Caldeira (NOVA FCT), Constança Vieira (NOVA FCSH), com a mentoria do Professor António Câmara. 

O júri foi composto por Júlia Seixas, Pró-reitora para a Sustentabilidade da NOVA; e João Ribeiro, Lead Open Innovation Manager, Mafalda Vasquez, Head of Attract, Select, Employee Experience and Belonging, e Pedro Ferreira, Commercial Innovation Unit Manager, todos da Galp.  

Lançado em março, o WISE surgiu no contexto do protocolo estabelecido entre a GALP e a NOVA para a criação da NIRC (sigla inglesa para Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA), que promove a colaboração dentro da comunidade NOVA e a inovação para enfrentar os desafios emergentes em sistemas energéticos sustentáveis.