pixel DGS atribui à NOVA o Selo Excelência "Alimentação Saudável no Ensino Superior" | Universidade NOVA de Lisboa

DGS atribui à NOVA o Selo Excelência "Alimentação Saudável no Ensino Superior"

A certificação reflete o cumprimento de um conjunto de requisitos na modificação e qualificação da oferta alimentar da NOVA que reforça assim o seu compromisso com a saúde e bem-estar da sua comunidade integrado num percurso de sustentabilidade e coesão social e territorial.

Selo Excelência Alimentação Saudável

A Universidade NOVA de Lisboa recebeu o Selo Excelência "Alimentação Saudável no Ensino Superior". A iniciativa da Direção-Geral da Saúde tem como objetivo incentivar as universidades a promover uma alimentação mais saudável, equilibrada e sustentável junto da população universitária.

A certificação agora atribuída à NOVA é o resultado da garantia de um conjunto de requisitos cumpridos pela instituição no âmbito da modificação e qualificação da sua oferta alimentar. Para isso foi necessário um trabalho conjunto entre a Reitoria, as nove unidades orgânicas e os Serviços de Ação Social.

O resultado traduziu-se em importantes mudanças. Entre elas, a eliminação dos refrigerantes nas cantinas e sua substituição por água da rede pública; a disponibilização - com maior visibilidade - de opções alimentares mais saudáveis como fruta, sandes e lacticínios; ou ainda a eliminação dos saleiros nas cantinas e bares. Já nas máquinas de venda automática foi melhorada a oferta alimentar e reduzido o teor de açúcares adicionado aos produtos.

A atribuição oficial do Selo realizou-se no dia 3 de março, no Palácio da Rocha do Conde D'Óbidos, em Lisboa. Em representação da NOVA, João Seixas (Pró-Reitor com o pelouro da Inovação Sócio-territorial) destacou que “com esta certificação, a Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus estudantes, docentes e funcionários, bem como com os caminhos a trilhar nos âmbitos da sustentabilidade e da coesão social e territorial. Ao promover uma alimentação mais equilibrada, mais saudável e mais sustentável, estaremos a contribuir não apenas para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade académica, mas também da própria sociedade e do planeta”.

A Universidade NOVA de Lisboa assumiu um papel de vanguarda nestes âmbitos, encontrando-se a implementar uma estratégia para a qualificação da sua oferta alimentar e para um mais dedicado e consciente posicionamento nos ecossistemas alimentares. Esta certificação vem fortalecer a responsabilidade e o empenho da NOVA em continuar a trabalhar para melhorar a oferta e os hábitos de alimentação de toda a sua comunidade.