pixel Formalização da Criação da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA | Universidade NOVA de Lisboa

A Reitoria da NOVA acolheu, no dia 12 de julho de 2021, a cerimónia de Formalização da Criação da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA - e a Apresentação dos Contributos para o Plano de Ação 2021-2030.

A criação da rede RePEnSA surge no seguimento do desafio da Comissão Europeia de cobrir a Europa com centros de referência para o Envelhecimento Saudável e Activo, a partir de cada um dos estados-membros, e de criar redes nacionais que possam colaborar entre si além-fronteiras, desenvolver soluções inovadoras e partilhar boas práticas.

Na sessão de abertura, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, referiu que “sendo uma Universidade orientada para a investigação e para a ainovação, a NOVA está sempre de braços abertos para participar em projetos que criem valor para a sociedade, utilizando o seu principal recurso – o conhecimento.”

O Dr. Joaquim Sardinha, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e a Dra. Irina Kalderon Libal, Policy Office Health Innovation and Ageing da Comissão Europeia, foram também oradores na sessão de abertura.

De seguida teve lugar a apresentação dos quatro Centros que constituem a Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – Porto4ageing pelo Professor Elísio Costa, Ageing @Coimbra pelo Professor João Malva, Lisboa Active and Healthy Ageing (AHA) pela Professora Helena Canhão e A3 – Algarve Active Ageing pela Professora Sandra Pais.

O acordo que formalizou a criação da rede RePEnSA foi depois assinado pelo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Reitor da Universidade do Porto, Professor António Sousa Pereira, Reitor da Universidade de Coimbra, Professor Amilcar Falcão, Vice-Reitor da Universidade do Algarve, Professor Saúl Jesus e pelo Dr. Nuno Marques, Diretor do Algarve Biomedical Center.

A apresentação dos Contributos para o Plano de Ação 2021-2030 esteve a cargo do Dr. Nuno Marques e terminou com a entrega da Proposta à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho, que posteriormente encerrou a sessão.