pixel NOVA assina protocolo de colaboração com o centro de inovação Altice Labs | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA assina protocolo de colaboração com o centro de inovação Altice Labs

As duas instituições estão alinhadas no desígnio de transformar o conhecimento em valor para a sociedade.

A Universidade NOVA de Lisboa firmou hoje em Aveiro um protocolo de colaboração com o Altice Labs, o centro de inovação do Grupo Altice que há várias décadas se dedica ao desenvolvimento de serviços avançados na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O protocolo, assinado pela Vice-Reitora, Professora Elvira Fortunato, em representação do Reitor, Professor João Sàágua, reflete o alinhamento das duas instituições no desígnio de transformar o conhecimento em valor para a sociedade. Para a Vice-Reitora, as sinergias que resultarão deste compromisso de colaboração “serão altamente benéficas para a formação dos nossos alunos, para o progresso científico e para a melhoria do bem-estar de todos.”

A parceria reconhece as áreas de Big Data, Inteligência Artificial, e Smart Cities, como áreas de interesse estratégico, a importância de estimular e premiar o mérito na investigação, os benefícios da troca de experiências e conhecimentos através de intercâmbios interinstitucionais e o papel que o apoio ao empreendedorismo tem na criação de valor.

Comprometida em servir a sociedade através do conhecimento e da inovação e em contribuir para a concretização das agendas internacionais para a sustentabilidade, a NOVA está empenhada no aprofundamento da ligação à indústria e às empresas que esta colaboração vem agora desenvolver.

Os desafios da atualidade criaram a necessidade de desenvolver respostas eficazes, baseadas numa abordagem interdisciplinar e interinstitucional, pelo que “a ligação entre as universidades e as empresas, enquanto incubadoras e transmissoras de conhecimento, é mais do que uma oportunidade, é um requisito fundamental” refere a Professora Elvira Fortunato, acrescentando “Como Universidade orientada para a Investigação e para a Inovação, estamos sempre disponíveis para participar em projetos que criem valor.”

A NOVA pretende fazer dos seus campi verdadeiros laboratórios vivos de experimentação e criação de produtos, sobretudo baseados em tecnologia, a partir de iniciativas de empresas, tendo lançado recentemente o NOVA Smart Campus Living Lab, no Campus de Campolide, com uma infraestrutura tecnológica destinada a esse fim, e que se pretende desenvolver nos próximos anos com o envolvimento de grandes players tecnológicos, e também da esfera social e cultural.