pixel O talento da NOVA - 2.ª Edição do NOVA Science Day | Universidade NOVA de Lisboa

O talento da NOVA - 2.ª Edição do NOVA Science Day

Investigação, inovação, criatividade e talento celebrados no NOVA Science Day 2019.

No dia 18 de setembro, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa foi palco da 2ª edição do NOVA Science Day.

Mais de 350 participantes assistiram, ao longo do dia, às várias sessões do evento que, este ano, foi dedicado ao talento da NOVA.

A abertura esteve a cargo do Reitor, Professor João Sàágua, que referiu “A excelência e o esforço consistente dos nossos talentosos investigadores transformaram a NOVA numa universidade orientada para a investigação e, mais importante, uma universidade que combina investigação fundamental com agendas colaborativas que dão resposta a problemas reais e desafios colocados pela sociedade e as suas instituições e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, numa abordagem de investigação orientada pelo sentido de missão.“

Durante a manhã foram ouvidas as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor e do Presidente do Conselho Europeu de Investigação, Jean-Pierre Bourguignon que destacou a importância da interdisciplinaridade na ciência.

O NOVA Science Day foi ainda palco do anúncio e cerimónia de entrega do Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA 2018-2019, este ano atribuído na área das Ciências Exatas e Engenharias à investigadora Ana Pimentel, do CENIMAT/i3N, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, em colaboração com a investigadora Vanessa Jorge Pereira, do ITQB NOVA/ iBET, com o projeto “PlaTiNa – Plataformas de baixo custo à base de nano-heteroestruturas de TiO2/WO3 para aplicar em fotocatálise”.

O evento deu também palco aos jovens investigadores com a apresentação de posters por estudantes de doutoramento.

A parte da tarde continuou a mostra do talento da NOVA com apresentações de alguns dos investigadores da NOVA com bolsas do Conselho Europeu de Investigação e uma homenagem aos vinte investigadores da NOVA com estas bolsas europeias cujo principal objetivo é reconhecer e fomentar a excelência.

A Professora Elvira Fortunato encerrou o evento destacando o objetivo deste dia ao “promover da interdisciplinaridade como um primeiro passo para o aumento da criatividade e da inovação.” A Vice-Reitora para a Investigação enalteceu ainda o papel das bolsas ERC como o melhor instrumento de financiamento da investigação ao apoiar todos os campos da ciência numa base de excelência. E reforçou “este ano celebrámos o talento da NOVA e, em particular, reconhecemos o trabalho extraordinário dos nossos bolseiros ERC. Estamos orgulhosos pelas vossas conquistas!”