pixel Prémio de Jornalismo Económico com candidaturas abertas | Universidade NOVA de Lisboa

Prémio de Jornalismo Económico com candidaturas abertas

Prémio de Jornalismo Económico

A Universidade NOVA de Lisboa e o Banco Santander vão premiar pela 15.a vez os melhores trabalhos jornalísticos nas áreas da economia e negócios. As candidaturas estão abertas até ao dia 26 de abril e dirigem-se a todos os jornalistas com artigos publicados em órgãos de comunicação social escrita ou online durante o ano de 2020.

O prémio divide-se em três categorias: Gestão de Empresas e Negócios, para trabalhos relacionados com as múltiplas áreas da Gestão; Mercados Financeiros, para artigos que abordem os diferentes mercados financeiros e valores mobiliários; e ainda Sustentabilidade e Inovação Empresarial, que destaca trabalhos que incidam na área da gestão sustentável,inovação digital ou responsabilidade social e corporativa.

O melhor trabalho concorrente receberá o “Grande Prémio”, com um valor pecuniário de 10.000 euros, sendo simultaneamente o vencedor da área a que se candidatou. Os outros prémios, cada um para o melhor trabalho das áreas restantes, terão um valor de 5.000 euros.

As candidaturas podem ser feitas em www.pje.pt através de um formulário online, onde estão disponíveis também todas as informações sobre a iniciativa.

Ao longo de 14 anos, o Prémio de Jornalismo Económico recebeu 900 candidaturas, que resultaram em 41 prémios, distribuídos por jornalistas de diferentes meios de comunicação.

O júri, composto por personalidades de reconhecido mérito ligadas às Ciências Sociais, Jornalismo, Finanças, Sustentabilidade e Gestão, mantém-se para esta edição: Francisco Caramelo (Diretor da NOVA FCSH), António Granado (NOVA FCSH), Cátia Batista (Nova SBE), Conceição Zagalo, Graça Franco, Helena Garrido e Paulo Pinho (Nova SBE).

O artigo “O dinheiro é verde?”, escrito pelos jornalistas Margarida Vaqueiro Lopes e Paulo Zacarias Gomes, da revista Exame, foi o grande vencedor da última edição. Foram premiados também Sílvia Caneco, da revista Visão, com o trabalho “€3 000 000 000. BESA, a Anatomia de um Golpe” e Alexandre Malhado, Ana Taborda, Bruno Faria Lopes, Carlos Rodrigues Lima e Eduardo Dâmaso, da revista Sábado, com o artigo “O Grande Assalto ao Banco do Estado”.