pixel Professor Rodrigo Martins nomeado membro do Conselho Científico do ERC | Universidade NOVA de Lisboa

Professor Rodrigo Martins nomeado membro do Conselho Científico do ERC

O Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), Rodrigo Martins, é um dos cinco proeminentes cientistas nomeados pela Comissão Europeia como membros do Conselho Científico do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês).

Os novos membros foram selecionados por um Comité de Identificação independente, composto por seis cientistas de renome, apontados pela Comissão Europeia. O Comité Independente é presidido pelo Professor Carl-Henrik Heldin, que é também Presidente do Conselho da Fundação Nobel.

A comunidade científica foi consultada no decorrer do processo de seleção dos novos membros que tomarão posse a 1 de janeiro de 2021. Além do professor português, os nomeados são: Alice Valkárová, da Universidade de Praga; Nicola Spaldin, da Universidade ETH Zurique; Dirk Inzé, da Universidade de Gante e Liselotte Højgaard, da Universidade de Copenhaga.

Composto por 22 cientistas e ilustres estudiosos que representam a comunidade científica europeia, o Conselho Científico do ERC é um órgão independente de gestão. Tem como principal função definir a estratégia do ERC e definir os avaliadores da revisão dos pares. É presidido pelo presidente interino do ERC, Jean-Pierre Bourguignon.

O ERC, criado pela União Europeia, é a principal organização europeia de financiamento de investigações pioneiras de excelência. Todos os anos, seleciona e financia os melhores investigadores, de qualquer nacionalidade e idade, para gerir projectos com sede na Europa. Oferece quatro tipos de bolsas: Inicial, Consolidador, Avançado e Sinergia. Para além disso, o ERC criou ainda um apoio adicional para os investigadores no sentido de serem estabelecidas “pontes” entre as suas pesquisas e as fases iniciais da sua comercialização.

Foto: FCT