pixel Alumna da NOVA vence 31.ª Edição do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) | Universidade NOVA de Lisboa

Alexandra Lucas Coelho, antiga aluna da licenciatura em Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA foi a vencedora da 31.ª Edição do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) relativo a 2012 com o romance E a Noite Roda (Tinta da China).

O prémio que foi atribuído por unanimidade, que tem o valor de 15 mil euros e é co-promovido pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, pela Câmara Municipal de Grândola, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Instituto Camões, a Sociedade Portuguesa de Autores.

O jurí foi composto por José Correia Tavares, que presidiu, Ana Marques Gastão, Clara Rocha, Isabel Cristina Rodrigues, Luís Mourão e Manuel Gusmão.

E a Noite Roda é a história de Ana e Léon, uma catalã e um belga que se conhecem em Jerusalém e ao longo de dois anos vivem uma paixão intermitente, do Médio Oriente à América, passando por vários lugares da Europa.

Este prémio já distinguiu autores como Vergílio Ferreira, José Saramago, Agustina Bessa-Luís ou António Lobo Antunes, e que cujo vencedor mais recente fora Ana Teresa Pereira com O Lago.