pixel Alumni da NOVA premiados | Universidade NOVA de Lisboa

Alumni da NOVA premiados

João Nuno Assunção, em televisão, Rita Colaço, em rádio, e Tiago Carrasco, em multimédia, venceram os Prémios Gazeta deste ano.

O Prémio Gazeta de Rádio foi atribuído a Rita Colaço, da Antena 1, autora de "A rua é um parlamento", um trabalho que parte da atualidade do país para uma reflexão sobre a cidadania e a livre manifestação de ideias e opiniões. Através de registos sonoros expressivos e variados, a jornalista compõe um retrato fiel do protesto, cruzando diversos pontos de vista.

O Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído à série de reportagens "Momentos de Mudança", da autoria de Cândida Pinto, João Nuno Assunção e Jorge Pelicano. Trata-se de um trabalho inovador não apenas pela conceção e desenvolvimento da ideia subjacente aos nove episódios em que se desdobra e sua intrínseca ligação aos problemas com que o País se confronta, mas também pela alta qualidade da imagem captada por uma câmara digital super 35mm, na linha do cinematic journalism.

O Prémio Gazeta de Multimédia foi atribuído a Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques, pelo trabalho "A Estrada da Revolução", efetuado em diversos países do mundo árabe. Os três jornalistas, cujo projeto consistiu em partir como freelancers para o Médio Oriente, dispostos a correr os perigos inerentes à instabilidade existente naquelas regiões, foram narrando, dia a dia, através de texto, vídeo e fotografia, de elevada qualidade jornalística e grande interesse informativo, designadamente num site que criaram para o efeito, os acontecimentos a que assistiram, contribuindo, assim, para uma melhor compreensão dos processos de transformação política e social ali em curso.

Mais informações em: http://www.clubedejornalistas.pt/?p=8730#more-8730