pixel Cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Económico | Universidade NOVA de Lisboa

Cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Económico

O artigo "O Diabo que nos Impariu", dos jornalistas Pedro Santos Guerreiro e Isabel Vicente, é o grande vencedor do Prémio de Jornalismo Económico 2016, uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Universidade NOVA de Lisboa. Publicado em dezembro de 2015, o artigo de investigação dos jornalistas do Expresso destacou-se entre quase uma centena de candidatos, nesta que foi a 10.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico.

A jornalista Ana Pimentel, do Observador, venceu a categoria de "Mercado Financeiros", com o artigo "Unicórnios. Há uma bolha (tecnológica) prestes a rebentar?", uma reflexão sobre um pequeno conjunto de empresas startup que, na altura, valiam mais de mil milhões de dólares. Na área de "Economia e Sustentabilidade" venceu o artigo "Ensino Dual: Quando as empresas pagam aos jovens para estudar", assinado pelo jornalista Luís Pedro Costa, da Aprender Magazine, onde se abordam cursos que combinam a aprendizagem no seio de uma empresa com o ensino profissional numa escola vocacional.

Os prémios foram entregues por António Rendas, Reitor da NOVA, e António Vieira Monteiro, Presidente Executivo do Santander Totta, numa cerimónia que teve lugar no edifício do Banco Santander Totta, em Lisboa. A edição deste ano incluiu ainda uma conferência do Economista-Chefe do Santander Totta, Rui Constantino, onde foi abordado o tema "Os Desafios Pós-Brexit".

O Grande Prémio de Jornalismo Económico tem como objetivo promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo os melhores trabalhos de imprensa escrita e eletrónica nas áreas trabalhos nas áreas de "Gestão de Empresas e Negócios", "Mercados Financeiros" e "Economia e Sustentabilidade".