pixel David Justino eleito presidente do Conselho Nacional de Educação | Universidade NOVA de Lisboa

David Justino eleito presidente do Conselho Nacional de Educação

David Justino, professor associado do Departamento de Sociologia da FCSH/NOVA é o próximo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). As eleições decorreram hoje na Assembleia da Repáblica.

David Justino, licenciado em Economia e doutorado em Sociologia, desempenhou o cargo de vereador da Habitação Social da Câmara Municipal de Oeiras, entre 1994 e 2001, tendo sido deputado pelo PSD na Assembleia da Repáblica entre 1999 e 2002, altura em que assumiu o cargo de ministro da Educação do Governo de Durão Barroso, posição que ocupou nos dois anos seguintes. Desde 2006, tem sido o assessor para os Assuntos Sociais da Presidência da Repáblica e foi recentemente nomeado observador nas negociações partidárias sobre o acordo proposto por Aníbal Cavaco Silva para a "salvação nacional", funções que acumulou com as de docente do Departamento de Sociologia da FCSH/NOVA.

O CNE é um órgão consultivo independente, ao qual compete a emissão de opiniões e recomendações sobre todas as questões educativas e onde participam, além dos membros escolhidos pelo Parlamento, outros parceiros sociais, culturais e económicos de modo a obter uma concertação alargada em matérias de educação. Os pareceres do CNE surgem em resposta a solicitações da Assembleia da Repáblica mas também podem ser emitidos por iniciativa própria.