pixel Estudante da NOVA vence Fraunhofer Challenge Portugal 2014 | Universidade NOVA de Lisboa

Estudante da NOVA vence Fraunhofer Challenge Portugal 2014

Ricardo Eleutério, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, desenvolveu uma técnica não invasiva e indolor que pode contribuir para o diagnóstico precoce do cancro da mama e, consequentemente, para a "realização de tratamentos mais efecivos" no tratamento desta doença. O engenheiro biomédico venceu a categoria de mestrado do Fraunhofer Portugal Challenge 2014, entregue esta quarta-feira, 29 de outubro, no Porto, com a sua dissertação "Microwave Imaging of the Axilla to Aid Breast Cancer Diagnosis".

O estudante da NOVA criou um método mais rápido, simples e barato para diagnosticar o cancro da mama. Usando a imagiologia por micro-ondas, idealizou uma técnica para ser utilizada na "deteção precoce de metástases do cancro da mama na região axilar". "Isto porque em cerca de 80% dos casos deste tipo de cancro, as células cancerígenas metastizam para a zona axilar", contextualiza. Daí que seja "muito importante" verificar se as metástases existem ou não. Segundo Ricardo, o facto de esta ser uma técnica não invasiva "vai ao encontro a uma grande necessidade clínica que existe actualmente".

O método desenvolvido pelo investigador da Universidade NOVA de Lisboa é também portátil e pode ser utilizado em comunidades de zonas remotas ou de países em desenvolvimento.

Fonte e notícias relacionadas: