pixel IHMT colabora em investigação permite avanços no estudo da malária | Universidade NOVA de Lisboa

IHMT colabora em investigação permite avanços no estudo da malária

Um estudo, publicado este mês na revista científica Plos One, por investigadores da Universidade do Algarve (UALg), em colaboração com o Instituto de Higine e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT/NOVA), identifica os fatores que estimulam a reprodução no mosquito da malária e conclui que há algumas semelhanças entre este mecanismo e a reprodução humana. Os investigadores querem compreender o papel do sangue na reprodução do mosquito e, com isso, abrir novas perspetivas de estudo na malária.

Segundo Henrique Silveira, o investigador que, no IHMT/NOVA, foi responsável pela condução da investigação relativa à expressão dos genes em estudo, em resposta à refeição sanguínea, explica que a investigação "revelou pela primeira vez que um sistema hormonal, normalmente associado ao controlo da alimentação e reprodução do homem e do mosquito, possui uma origem ancestral comum e que a sua expressão está associada à refeição sanguínea nos mosquitos. Como os mosquitos necessitam de uma refeição sanguínea para se reproduzirem, e ao fazê-la podem transmitir doenças, os resultados poderão ser importantes para o controlo das doenças transmitidas por vetores, como a malária".

Desde 2009, oito investigadores do Centro de Ciências do Mar da UALg trabalham em colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical neste estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

"Vamos dar continuidade [à investigação], porque agora aquilo que queremos fazer é produzir mosquitos mutantes e ver realmente se isto tem efeito na fisiologia do animal", explicou o investigador João Cardoso, da UALg, em declarações aos órgãos de comunicação social, referindo que se espera conseguir impossibilitar os mosquitos de produzirem gerações viáveis.

Este próximo passo vai ser prosseguido em colaboração com o IHMT/NOVA, através de uma nova candidatura a financiamento da FCT.

Aceda aqui ao estudo Unravelling the Evolution of the Allatostatin-Type A, KISS and Galanin Peptide-Receptor Gene Families in Bilaterians: Insights from AnophelesMosquitoes

publicada 28.julho.2015