pixel Investigador da FCSH/NOVA galardoado com o Prémio Pessoa | Universidade NOVA de Lisboa

Investigador da FCSH/NOVA galardoado com o Prémio Pessoa

Richard Zenith, investigador no Instituto de Estudos sobre o Modernismo (IEMo), é a primeira personalidade estrangeira a receber o Prémio Pessoa.

A distinção é entregue no dia 23 de maio na Culturgest, em Lisboa e incide no trabalho desenvolvido pelo laureado sobre a literatura portuguesa e o universo de Fernando Pessoa.

O presidente do Jári, Francisco Pinto Balsemão, explicou que Zenith se tornou "cidadão de Portugal por dedicação e louvor a uma obra, a de Fernando Pessoa, uma literatura, a nossa, e uma língua, a portuguesa".

O tradutor vive em Lisboa desde 1987, depois de ter passado por países como Colômbia, Brasil ou França. Segundo o site do Instituto de Estudos sobre o Modernismo (IEMo), unidade de investigação da FCSH/NOVA, onde é investigador, tem ainda trabalhado em regime de freelancer como escritor, tradutor e crítico.

Foi responsável pela publicação de algumas obras inéditas de Fernando Pessoa, alcançadas através da investigação do espólio do poeta. As edições de ‘A Educação do Estóico’ e ‘O Livro do Desassossego’ são os mais simbólicos exemplares deste trabalho de recolha, mas também foram publicadas cartas, prosa e poesia inglesa.

Richard Zenith é ainda um embaixador da literatura portuguesa no mundo, sendo responsável pela tradução da obra de nomes tão diversos como Luís Vaz de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Luís Peixoto e António Lobo Antunes.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, foi criado pelo semanário Expresso e é anualmente concedido a uma personalidade que tenha sido "protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país".

O jári responsável pela entrega do prémio era constituído por Francisco Pinto de Balsemão, que o presidia, Faria de Oliveira, Clara Ferreira Alves, António Barreto, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho Marques.