pixel Investigador da FCSH/NOVA recebe NGS/Waitt Grant | Universidade NOVA de Lisboa

Investigador da FCSH/NOVA recebe NGS/Waitt Grant

O projeto Patacho Pedro Diaz, de Tiago Miguel Fraga, investigador do Centro de História de Além-Mar (CHAM), unidade de investigação da FCSH/NOVA, foi vencedor de um NGS/Waitt Grant. O prémio, atribuído pela National Geographic Society e Waitt Foundation, tem um valor de 12 mil euros e pretende auxiliar os investigadores numa fase inicial do seu trabalho, sendo importante que este possua um forte potencial para o progresso da ciência.

A investigação de Tiago Miguel Fraga, realizada em codireção científica com o professor George Schwarz, é desenvolvida no CHAM em parceria com o Institute of Nautical Archaeology, o Centro de Investigação Naval (Marinha Portuguesa) e a escola de mergulho Subnauta. O seu objetivo é o estudo do património cultural subaquático existente em Sagres, com ênfase nos navios da época da expansão e no esteio do conhecido naufrágio do Patacho de Pedro Diaz, ocorrido em 1608.

O investigador é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e aluno de doutoramento da FCSH/NOVA, possuindo 15 anos de experiência profissional. Participou e dirigiu diversos projetos de arqueologia náutica e subaquática, a nível nacional e internacional. Atualmente dirige o projeto de Carta Arqueológica Subaquática da Baía de Lagos. O seu trabalho tem estado focado na construção naval portuguesa, em especial na evolução da fragata portuguesa da Idade Moderna.

Mais informação em http://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/arqueologia/patacho_pedro_dias.html