pixel Investigadora da NOVA vence Prémio Inovação Bluepharma/ Universidade de Coimbra | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadora da NOVA vence Prémio Inovação Bluepharma/ Universidade de Coimbra

Paula Videira lidera a equipa multidisciplinar da NOVA vencedora do Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2013. O projeto científico intitula-se "Anticorpos trifuncionais e tecnologias baseadas em células dendríticas: uma abordagem combinada à imunoterapia para o cancro".

O projeto foi o escolhido entre 29 projetos candidatos de vários institutos nacionais e estrangeiros devido ao seu elevado potencial de desenvolvimento e aplicação no tratamento do cancro. O prémio monetário de 20 mil euros serve para apoiar o desenvolvimento de uma Prova de Conceito que permita demonstrar a viabilidade da sua aplicação. Este apoio poderá traduzir-se numa verba suplementar de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado.

O Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra distingue de dois em dois anos um projeto de investigação inovador na área das Ciências da Saáde que tenha sido realizado total ou parcialmente em instituições portuguesas por investigadores nacionais ou estrangeiros.

A investigadora Paula Videira já tinha vencido a 6.ª edição do Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa, no montante de 25000€, com o projeto "Engenharia de anticorpos para tratamento do cancro da mama".