pixel Investigadora do ITQB/NOVA recebe bolsa ERC Consolidator Grant | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadora do ITQB/NOVA recebe bolsa ERC Consolidator Grant

Cristina Silva Pereira, do laboratório de Micologia Ambiental e Aplicada, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da NOVA, ganhou uma bolsa ERC Consolidator Grant. Esta bolsa no valor de aproximadamente 2 milhões de euros serve para prosseguir a sua linha de investigação nos próximos cinco anos.

Estudar fungos que provocam doenças nas plantas é importante, sobretudo no setor agroalimentar e agroindustrial, mas torna-se cada vez mais relevante para a saáde humana à medida que alguns desses fungos mostram que também podem afetar as pessoas. Um dos objetivos do laboratório de Micologia Ambiental e Aplicada, liderado por Cristina Silva Pereira, é perceber que mecanismos as plantas usam para combater estes agentes estranhos e tentar reproduzi-los.

Esta é a segunda bolsa ERC atribuída a um investigador do ITQB/NOVA. Em 2012, foi atribuída a Mariana Gomes de Pinho, também ganhou uma bolsa ERC (notícia: http://tinyurl.com/l6hzmv3)