pixel NMS|FCM Distinguida com Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde | Universidade NOVA de Lisboa

A NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade NOVA de Lisboa (NMS|FCM-NOVA), recebeu no dia 22 de abril de 2015 a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saáde.

A distinção foi entregue pelo Ministro da Saáde, Dr. Paulo Macedo, após a Cerimónia de Entrega do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa ao projeto sobre o Alzheimer tardio, liderado pela Investigadora Cláudia Almeida do CEDOC-NMS|FCM.

Nas palavras proferidas pela Secretária-Geral do Ministério da Saáde, Dr.ª Sandra Cavaca, a NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa ocupa um lugar fundamental na formação de jovens médicos.
Inovadora, propôs um novo modelo de ensino médico, lançando as bases para uma estreita cooperação com os hospitais, designadamente com as unidades que agora integram o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e com muitas outras Unidades Hospitalares e de Cuidados Primários de Saáde.

Com uma substancial oferta de cursos e programas de pós-graduação e investigação, conta com um námero significativo de grupos de excelência em biomedicina, investigação translacional, investigação clínica e epidemiologia e serviços.
O seu primeiro polo de investigação foi dedicado às doenças crónicas. A abertura recente do Polo de Investigação do Campus de Santana veio reforçar as atividades pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento da investigação. Dá-se como exemplo o curso de Iniciação à Investigação para clínicos.

Na Cerimónia de entrega da Medalha, o Diretor da NMS|FCM, Professor Doutor Jaime da Cunha Branco, afirmou ser uma honra receber esta distinção e atribuiu-a a todos os trabalhadores da Faculdade: Docentes, Investigadores e Não-docentes pelo bom trabalho realizado e que tem como resultado os milhares de excelentes médicos e investigadores já formados por esta instituição e pelos que irão continuar a ter formação na NOVA Medical School| Faculdade de Ciências Médicas da NOVA.

O Diretor da NMS|FCM garantiu ao Ministro da Saáde que esta distinção é mais um incentivo para a continuação e melhoria do trabalho realizado até agora.