O NOVA SIMAQ é o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA. Encontra-se alinhado com o Plano Estratégico da Universidade, abrangendo todas as suas atividades e assegurando o envolvimento de todas as partes interessadas (internas e externas). Tem por objetivo a melhoria contínua da Qualidade da NOVA, dando resposta ao requisito legal de implementação de sistemas próprios de garantia da Qualidade.
O NOVA SIMAQ encontra-se estruturado em cinco domínios nucleares: Ensino- Aprendizagem, Investigação e Desenvolvimento, Criação de Valor, Internacionalização e Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade, sendo estes dois últimos transversais. As áreas de suporte a estes domínios correspondem aos Recursos Humanos, Recursos Materiais e Serviços, Ação Social, Gestão da Informação e Publicitação da Informação, conforme se apresenta na figura seguinte.
O NOVA SIMAQ segue uma abordagem do ciclo de gestão PDCA* (Planear, Executar, Verificar e Atuar), durante a qual são produzidas evidências da eficácia do sistema, conforme se apresenta na figura seguinte.
Para apoiar a operacionalização do ciclo de gestão PDCA foi criado o Portal NOVA SIMAQ , i.e., uma infraestrutura digital que, sendo um repositório de informação relativa ao Sistema de Qualidade da NOVA, constitui um dos elementos basilares do NOVA SIMAQ, e contribui de forma significativa para a consolidação de uma verdadeira cultura da Qualidade na NOVA. O Portal tem como objetivo disponibilizar:
O acesso ao repositório documental e aos dashboards é restrito à Instituição, podendo as Entidades Reguladoras aceder-lhes com credenciais próprias, atribuídas no âmbito dos processos de auditoria.
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*PDCA – do original em inglês: Plan, Do, Check, Act.