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NOVA SIMAQ

O NOVA SIMAQ é o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA.  Encontra-se alinhado com o Plano Estratégico da Universidade, abrangendo todas as suas atividades e assegurando o envolvimento de todas as partes interessadas (internas e externas). Tem por objetivo a melhoria contínua da Qualidade da NOVA, dando resposta ao requisito legal de implementação de sistemas próprios de garantia da Qualidade.

O NOVA SIMAQ encontra-se estruturado em cinco domínios nucleares: Ensino- Aprendizagem, Investigação e Desenvolvimento, Criação de Valor, Internacionalização e Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade, sendo estes dois últimos transversais. As áreas de suporte a estes domínios correspondem aos Recursos Humanos, Recursos Materiais e Serviços, Ação Social, Gestão da Informação e Publicitação da Informação, conforme se apresenta na figura seguinte.

NOVA SIMAQ

 

O NOVA SIMAQ segue uma abordagem do ciclo de gestão PDCA* (Planear, Executar, Verificar e Atuar), durante a qual são produzidas evidências da eficácia do sistema, conforme se apresenta na figura seguinte.

 

Planear, executar, verificar e atuar
(UO = Unidade Orgânica)

Para apoiar a operacionalização do ciclo de gestão PDCA foi criado o Portal NOVA SIMAQ , i.e., uma infraestrutura digital que, sendo um repositório de informação relativa ao Sistema de Qualidade da NOVA, constitui um dos elementos basilares do NOVA SIMAQ, e contribui de forma significativa para a consolidação de uma verdadeira cultura da Qualidade na NOVA. O Portal tem como objetivo disponibilizar:

  • Manual da Qualidade da NOVA - em modo de acesso público;
  • Repositório Documental - suporta a implementação do ciclo de gestão PDCA, através da compilação dos documentos orientadores (e.g. procedimentos, despachos) e do registo e agregação, por UO, das evidências demonstrativas da eficácia do NOVA SIMAQ;
  • Dashboards de apresentação dinâmica da informação – sobre o modo como a NOVA cumpre cada um dos treze referenciais para os sistemas internos de garantia da Qualidade, definidos pela A3ES, em conformidade com a Política da Qualidade da NOVA. A plataforma, construída em Power BI, encontra-se ligada ao Repositório Documental e apresenta em detalhe, e para cada uma das UO, os documentos orientadores e os exemplos de evidências da eficácia do sistema;
  • Dashboards de apresentação dinâmica dos Indicadores de monitorização do NOVA SIMAQ, os quais permitirão aceder e consultar os valores dos diferentes indicadores que forem produzidos, apoiando a definição de estratégias de melhoria a implementar (em desenvolvimento).

O acesso ao repositório documental e aos dashboards é restrito à Instituição, podendo as Entidades Reguladoras aceder-lhes com credenciais próprias, atribuídas no âmbito dos processos de auditoria.

 

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*PDCA – do original em inglês: Plan, Do, Check, Act.