pixel Nuno Júdice premiado em Marrocos | Universidade NOVA de Lisboa

Nuno Júdice premiado em Marrocos

Nuno Jádice, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da FCSH/NOVA, foi distinguido com o Prémio Argana de Poesia da Masion de La Poésie de Marrocos.

O galardão será entregue dia 14 de março de 2015, em Marrocos, durante o Salão do Livro de Casablanca. A "Maison de la Poésie au Maroc" foi criada nos anos 90 em torno da poesia em árabe, francês ou inglês, e já distinguiu autores como Antonio Gamoneda, Tahar Ben Jelloun, Mahmoud Darwich e Yves Bonnefoy.

Nuno Jádice, que em 2013 conquistou o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, volta assim a ver a sua obra reconhecida internacionalmente, pouco tempo depois de lhe ter sido entregue, no final de 2014, no México, o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Victor Sandoval. Nuno Jádice começou a publicar poesia em 1972 e já foi agraciado com alguns dos mais importantes prémios literários: PEN Clube (1985); Prémio Dom Dinis (1990); Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1995) e Prémio Fernando Namora (2004). O docente escreve também obras de ensaio, teatro e ficção.