pixel ODS 5 - Igualdade de Género | Universidade NOVA de Lisboa

E CAPACITAR TODAS AS MULHERES
E RAPARIGAS

INICIATIVAS

A Universidade NOVA de Lisboa contribui para o ODS5 com diversas iniciativas, que incluem os exemplos em baixo:

• Projeto SPEAR

A Universidade NOVA de Lisboa integra um consórcio europeu no âmbito de um projeto H2020 subordinado ao tema igualdade de género, Supporting and Implementing Plans for Gender Equality in Academia and Research (SPEAR).

Os principais objetivos do estudo são a realização de avaliações de impacto/auditorias de procedimentos e práticas para identificar desigualdades de género, identificação e implementação de estratégias inovadoras para corrigir qualquer tipo de descriminação e ainda o estabelecimento de metas e a monitorização do progresso através de indicadores.

Na FCT NOVA são garantidos 698 postos de trabalho, numa proporção de 51% de homens face a 49% de mulheres. Relativamente à igualdade de género, quer a nível remuneratório, quer a nível de empregabilidade e progressão de carreira existe, no geral, uma proporção igualitária, existindo ainda alguns escalões e categoriais com maior diferenciação entre sexos. A recolha desta informação de forma consistente é uma prioridade para todas as Unidades Orgânicas da NOVA e fará parte do projeto SPEAR.

• Outras iniciativas:

Unidade Orgânica

Iniciativa

FCT NOVA

Women in Mathematics Meeting

Cresce - CEPE - Centro de Educação Pré-Escolar

NOVA FCSH

Jornada para a Igualdade e Não-discriminação

Ciclo Questões de Género

Conferência – Femicide in Brazil

FCSH no SAGE

Nova SBE

NOVA Women in Business

NOVA Direito

Conferência: Gender Equality and Mobility: Challenges and Opportunities in Lusophony

Projeto SAGE

Seminário - Desigualdade

ITQB NOVA

Creche, infantário e sala de amamentação no Campus

Números

Número de mulheres a iniciarem estudos no 1º ciclo

Número de mulheres de primeira geração a iniciarem estudos no 1º ciclo

Número de staff académico superior

Número de mulheres no staff académico superior

Número de licenciados do 1º Ciclo por área (STEM, Medicine, Arts & Humanities / Social Sciences)

Número de mulheres licenciadas do 1º Ciclo por área

Contribuição Académica

Publicações e Projetos

A NOVA contribui fortemente para a investigação na área do ODS5. As publicações e projetos específicos nesta área estarão disponíveis em breve no NOVA Research Portal

Ensino

A Universidade NOVA de Lisboa tem uma oferta formativa que se distingue pela qualidade e variedade, em diversas áreas do saber e ligado aos ODS. A NOVA apoia a integração da interdisciplinariedade e sustentabilidade em todos os ciclos de estudo.

ODS

ODS5 - Igualdade de Género

Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura (FCSH)

Doutoramento em Estudos de Género (FCSH e FD)