pixel Prémio de Jornalismo Económico 2014 | Universidade NOVA de Lisboa

Prémio de Jornalismo Económico 2014

O trabalho "Ricciardi falha destituição de Salgado", do Jornal de Negócios, é o grande vencedor da 8.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, tendo vencido igualmente na categoria de Gestão de Empresas e Negócios. Publicado em novembro de 2013, o artigo é uma investigação dos jornalistas Maria João Gago, Maria João Babo, Celso Filipe e Pedro Santos Guerreiro. O trabalho destacou-se entre mais de 80 artigos candidatos, recebendo o Grande Prémio, no valor pecuniário de 10 000 euros.

Em novembro foi publicado também o vencedor da categoria de Mercados Financeiros. "O poder dos bancos centrais" é uma análise aos banqueiros centrais de 25 economias, elaborada pelos jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues, do Expresso. Por sua vez, o artigo "O que a elite da banca mundial aprendeu com a crise", que venceu na temática de Sustentabilidade Empresarial, foi publicado em setembro, por Marta Marques Silva, do Diário Económico, no âmbito de um trabalho de análise sobre a banca mundial, cinco anos após a falência do Lehman Brothers. Cada um dos trabalhos recebe um prémio pecuniário no valor de 5 000 euros.

Os prémios foram entregues hoje pelo Presidente do Jári, Prof. Doutor João Costa (FCSH/NOVA); pelo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Prof. Doutor António Bensabat Rendas, e pelo Dr. António Vieira Monteiro, Presidente Executivo do Banco Santander Totta, numa cerimónia que teve lugar no edifício do Banco Santander Totta, na Rua do Ouro, em Lisboa.

Esta é a 8.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, cuja organização está a cargo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), uma iniciativa conjunta da Universidade NOVA de Lisboa e do Banco Santander Totta. Esta visa promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo os melhores trabalhos de imprensa escrita e eletrónica nas áreas acima referidas.

Os trabalhos a concurso foram avaliados por um jári constituído por distintos professores e jornalistas: Prof. Doutor João Costa (Presidente do Jári e Director da FCSH/NOVA), Prof. Doutor José Rodrigues dos Santos (FCSH/NOVA), Dr. Sérgio Figueiredo (Fundação EDP), Dra. Conceição Zagalo (GRACE), Dr. Francisco Sarsfield Cabral (Rádio Renascença), Prof. Doutor José Albuquerque Tavares (Nova SBE) e o Prof. Doutor Paulo Pinho (Nova SBE).

Os jornalistas Maria João Gago e Celso Filipe (Jornal de Negócios), vencedores do primeiro prémio, são antigos alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA.