pixel Prémios Gazeta 2015 | Universidade NOVA de Lisboa

Prémios Gazeta 2015


"Anatomia de uma ópera", um trabalho assinado por Sibila Lind, jornalista do Páblico, foi o vencedor do Prémio Gazeta Revelação, o mais prestigiado galardão de jornalismo em Portugal. No artigo são descritos os bastidores e ensaios de uma ópera ("The Rake's Progress", de Stravinsky, com encenação de Rui Horta e direção musical de Joana Carneiro) que trata do amor, a perda e a loucura, "tão comuns na ópera como na vida", sublinha a autora. Sibila Lind, antiga aluna da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA (FCSH/NOVA), também já tinha sido distinguida com o título de Melhor Mestre em Jornalismo pela Faculdade no ano letivo 2014/15.

Outros vencedores formados na Faculdade foram Ricardo Rodrigues (Prémio Gazeta de Imprensa), antigo aluno de Ciências da Comunicação, e Rita Colaço (Prémio Gazeta de Rádio), antiga aluna de Geografia e Planeamento Regional. Os trabalhos distinguidos foram, respetivamente, "Um milagre na Guerra ou as muitas vidas de Isabel Batata Doce" (Notícias Magazine), onde se conta a história de uma bebé de 2 anos encontrada por soldados portugueses no mato, em Angola, no tempo da guerra colonial, e "Mar da Palha, Zona C" (Antena 1), sobre o quotidiano de centenas de homens, mulheres e, por vezes, crianças, em busca de amêijoa no estuário do Tejo.

Rita Colaço já tinha sido distinguida com um Prémio Gazeta Rádio em 2012, ao lado de Nuno Assunção (Prémio Gazeta da Televisão) e Tiago Carrasco (Prémio Gazeta Multimédia).

Em 2014 Pedro Coelho, docente da FCSH/NOVA, e Fábio Monteiro, antigo aluno da Faculdade, também foram distinguidos com Prémios Gazeta do Clube dos Jornalistas, respetivamente nas categorias Televisão e Revelação.

Conheça todos os vencedores dos Prémios Gazeta 2015

fonte: www.fcsh.unl.pt
publicada 29.junho.2016