pixel Primeiro Fellow Português da Academia Americana de Microbiologia | Universidade NOVA de Lisboa

Primeiro Fellow Português da Academia Americana de Microbiologia

Cecília Arraiano é a primeira cientista Portuguesa a ser eleita como Fellow da Academia Americana de Microbiologia, um grupo honorífico da Sociedade Americana de Microbiologia, a mais antiga sociedade científica na área das ciências da vida. O reconhecimento formal desta distinção será feito a 20 de maio no banquete da academia durante a reunião geral da Sociedade Americana de Microbiologia, que terá lugar em Boston, nos Estados Unidos.

Os Fellows da Academia Americana de Microbiologia são eleitos pelos seus pares num processo anual muito seletivo, com base no seu mérito científico e contribuições originais para a Microbiologia. Nos áltimos 50 anos, a Academia de Microbiologia distinguiu 2.700 cientistas, muitos dos quais vieram mais tarde a ser reconhecidos com outras distinções como sejam o Prémio Nobel, o Lasker Awards e a National Medal of Science. Até esta data, a
Academia Americana de Microbiologia não tinha nenhum cientista Português entre os seus Fellows.

"Cecilia Arraiano é uma das excelentes cientistas do ITQB dedicada à microbiologia e estamos todos muito orgulhosos com esta distinção" afirma Cláudio M. Soares, Diretor do ITQB. A mensagem enviada à cientista pela Academia Americana de Microbiologia, anunciando a eleição, realça o "sinal de distinção" desta eleição que " reconhece a excelência, a originalidade e a criatividade em microbiologia".

Cecília M. Arraiano é licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e doutorada em Genética pela University of Georgia nos Estados Unidos da América. é neste momento Investigadora Coordenadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena o Laboratório de Controlo de Expressão Génica. é membro eleito do Conselho Geral desta Universidade e preside à Sociedade Portuguesa de Genética.
Em termos de investigação dedica-se ao estudo do controlo da expressão génica em microrganismos modelo, em particular como a moléculas de RNA controlam a vida das células.

Cecília M. Arraiano integra muitas comissões científicas e tem sido distinguida em diversas ocasiões pelos seus pares. Neste domínio, salienta-se a eleição como membro da EMBO (Organização Europeia de Biologia Molecular) em 2008, a eleição como membro da Academia Portuguesa das Ciências em 2009 e, mais recentemente, a eleição como coordenadora do Grupo de Trabalho "Mulheres na Ciência" da Federação Europeia das Sociedades de Bioquímica.