pixel Sobre | Universidade NOVA de Lisboa

Sobre

SUSTENTABILIDADE NA NOVA

 

NOVA 4 The Globe procura potenciar o impacto societal da Universidade nas comunicades locais e facilitar a transformação organizacional para a implementação das melhores prácticas de sustentabilidade.

Segue três eixos de atuação, ancorados na excelência do conhecimento na excelência do conhecimento científico, da inovação, e das competências produzidos e transmitidos na NOVA. Cada um destes eixos reflecte a missão da Universidade e está expresso na sua Política de Sustentabilidade.

  • Envolvimento Comunitário: Impacto e criação de valor

Promover a transferência de conhecimento e tecnologia, capacitação, e envolvimento comunitário,

  • Investigação

Facilitar o diálogo interdisciplinar, potenciando acções que envolvam também o sector privado, fundações e outros intervenientes, com via a uma melhor integração da investigação e inovação com a sociedade e as suas necessidades.

  • Educação

Estimular a integração da interdisciplinaridade e sustentabilidade em todos os ciclos de estudos e programas educativos, orientando o talento à sua disposição para um maior compromisso com o planeta, em contacto com as comunidades locais.

 

A actividade do NOVA 4 The Globe está ancorada em duas importantes métricas que orientam as acções desenvolvidas:

  • Impacto | Refletido nas metas e indicadores associados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
  • Relevância | Refletida na classificação nos rankings de sustentabilidade e impacto.

 

DESTAQUES

  • Rankings de Impacto

O compromisso da NOVA com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é anualmente avaliado pelo Times Higher Education Impact Rankings. Entre os 17 Objectivos, a NOVA sublinha os seus esforços em endereçar “Saúde de Qualidade” – ODS 3, “Educação de Qualidade” – ODS 4, “Igualdade de Género” – ODS 5, “Indústria, Inovação e Infraestruturas” – ODS 9, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” – SDG 11, “Paz, Justiça e Instituições eficazes” – ODS 16, e “Parcerias para a implementação dos Objectivos” – ODS 17. A sua prestação está ancorada na excelência do conhecimento na excelência do conhecimento científico, da inovação, e das competências produzidos e transmitidos, nomeadamente através das suas Unidades Orgânicas. Nos resultados de 2020, a NOVA viu-se classificada em 6º lugar no ODS 9 e 16, e em 13º no ODS 5, entre as Jovens Universidades (isto é, universidades com menos de 50 anos).