pixel NOVAs Conversas com Eugénia Cunha «Questões sobre o Homem» | Universidade NOVA de Lisboa

NOVAs Conversas com Eugénia Cunha «Questões sobre o Homem»

22 de abril | 16h | Local: NOVA IMS (Campus de Campolide) | Entrada Livre, mas sujeita a inscrição aqui.

Nesta segunda edição do "NOVAs Conversas com" Eugénia Cunha irá revelar-nos o papel da Antropologia Forense no estudo do Homem. Qual a importância do estudo do esqueleto na reconstrução da história do Homem, qual o papel da Antropologia Forense na perscrutação da causa e circunstância da morte em situações de crime ou guerra e na devolução da identidade a restos humanos não identificados serão alguns dos temas abordados ".

Eugénia Cunha, Professora catedrática do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, desde 2003; Consultora nacional para a Antropologia Forense para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, desde 1997; Presidente da FASE, Forensic Anthropology Society of Europe, desde 2009; Membro fundador e consultora técnico-científica da Associação Brasileira de Antropologia Forense, desde 2014; diplomada honoris causa pela FASE como perita independente de antropologia forense, desde 2014; membro do grupo de peritos da JRR, Justice for Rapid Response, desde 2013; Autora de várias publicações científicas internacionais indexadas (Perfil Google Académico) ; prelectora convidada em vários países; orientadora de 20 teses de doutoramento (15 já concluídas). A sua investigação centra-se na antropologia forense, especificamente na estimativa da idade à morte e na biologia do esqueleto.

Sobre as NOVAs Conversas

As NOVAs Conversas são sessões com convidados oriundos de todas as áreas do conhecimento e pensamento: um conjunto eclético de oradores.

As NOVAs Conversas caracterizam-se por:

• Diversidade temática - das ciências sociais, artes e humanidades às ciências exactas e da vida - num estilo de tertália informal e linguagem acessível a um páblico não especializado.
  • Promoção do diálogo disciplinar e científico e estímulo à quebra de barreiras entre as diferentes áreas do conhecimento abrangidas pelas várias unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa.
  • Divulgação científica generalizada e promoção da discussão crítica multidisciplinar: sessões dirigidas a um páblico universitário não especializado, mas abertas a qualquer interessado.

Organização: Comissão de Estudantes de Doutoramento da NOVA Escola Doutoral.