pixel Grupo de Doenças Crónicas e Infeções da NOVAsaúde e o combate à COVID-19 | Universidade NOVA de Lisboa

Grupo de Doenças Crónicas e Infeções da NOVAsaúde e o combate à COVID-19

Desde o início que todos os membros do grupo de Doenças Crónicas e Infecções da NOVA Saúde têm estado profundamente envolvidos em actividades de controlo e combate da pandemia COVID-19, dando uma contribuição importante a todos os níveis da sociedade. Aqui se deixa um breve apontamento sobre as acções desenvolvidas pela nossa equipa e inseridas no contexto das unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa a que pertencem. Esta súmula mostra claramente o empenho dos investigadores do grupo de Doenças Crónicas e Infecções na resolução da actual crise de saúde pública.

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

 

Paula Videira participou conjuntamente com a Presidente da associação portuguesa de Congenital Disorders of Glycosylation  APCDG, a Drª Vanessa Ferreira, no lançamento de uma plataforma informativa específica para estes doentes sobre o COVID-19. A plataforma com informação, em 11 línguas diferentes, conta com a contribuição de 14 profissionais de saúde que estão disponíveis para responder em tempo real às dúvidas e preocupações de doentes e familiares.

O grupo da investigadora Paula Videira obteve também da Fundação para a Ciência e Tecnologia financiamento para o projecto  GLYCOVID-19 “Testing existing glycan-based drugs to neutralize SARS-CoV- 2” que mereceu referência noticiosa (Observador- Cientistas portugueses querem "evitar a entrada" do SARS-CoV-2, Programa Sexta às 9 (05:41) - RTP1).

Fonte: Requimte

Alexandra R Fernandes liderou em conjunto com Pedro Baptista a equipa da FCT-NOVA que envolveu um total de 34 docentes e investigadores do Departamento de Ciências da Vida e de Química (integrados na UCIBIO@FCT-NOVA) e que, em colaboração com o Instituto Universitário Egas Moniz, assinaram um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) no âmbito do apoio às populações mais vulneráveis face à pandemia COVID-19. Este protocolo visa estabelecer uma parceria técnica e logística que tem permitido aplicar testes de despistagem da doença COVID-19, certificados pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), a utentes e profissionais de instituições do setor social e solidário.
Fonte: FCT

Fonte: Requimte

Paralelamente, Alexandra Fernandes participa num projecto financiado pela FCT-MCTES “Quick COVID-19 Detection (QuiCoviDe)” em parceria com Maria Gabriela Almeida, UCIBIO e CESEM (Investigadora Principal), A. Fantoni, ISEL e UNINOVA, E. Alegria, ISEL e CQE, H. Barroso, CESEM, e H. Pinheiro, HCC; T. Nunes, HGO. Este projecto visa desenvolver um teste simples, rápido e de baixo custo para a detecção direta do SARS-CoV-2, sem a necessidade de extracção de RNA viral.
Fonte: Requimte  

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)

 

Maria Grazia liderou uma iniciativa com o objectivo de promover a discussão da linguagem usada durante os primeiros meses da pandemia, com um foco sobre as metáforas. Esta iniciativa contou com a participação de investigadores de vários países, nomeadamente França, Espanha, Itália e Estados Unidos.

Fonte: Youtube

Faculdade de Ciências Médicas/Nova Medical School (NMS)

 

Paulo Paixão, também presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, foi nomeado coordenador do plano de contingência para a COVID-19, é responsável pela validação das análises RT-PCR efetuadas na NMS. Estas análises têm sido feitas principalmente para utentes de lares e para os viajantes para a região Autónoma da Madeira.

Fonte: RTP
 

Helena Soares é a coordenadora científica dos testes serológicos para detectar anticorpos (IgG) específicos de SARS-CoV-2. Entre outros estudos, e em colaboração com a equipa da Helena Canhão, implementou o rastreio serológica na comunidade da Universidade NOVA, tendo-se avaliado uma seroprevalência de 2.9%. É também a representante institucional no consórcio Serology4COVID, que engloba várias unidades da NOVA nomeadamente o CEDOC|NMS e o ITQB-NOVA, para além do IGC, IMM e IBET.

Helena Soares e Paulo Paixão têm sido convidados para várias entrevistas na SIC notícias, RTP, TVI, Expresso e Antena 1.

Fonte: RTP

 

Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)

 

Cláudia Conceição esteve, juntamente com o virologista Celso Cunha, em directo todas as tardes no programa Perguntas com Resposta com emissão na rádio TSF. O programa permitiu aos ouvintes colocarem as suas dúvidas sobre o novo coronavírus durante a fase mais critica da pandemia, e por consequência para um melhor esclarecimento sobre esta. De segunda a sexta às 15h durante dois meses os ouvintes tiveram a resposta às suas questões que eram colocadas através da linha telefónica e do site da rádio. Saiba mais no site do IHMT

Fonte: TSF

Cláudia Conceição e Miguel Viveiros colaboraram na iniciativa “Centro de Informação COVID 360 – IHMT/NOVA/CPLP” dirigido à comunidade cientifica e em geral, com foco principal nos Países de Língua Portuguesa.

 

Miguel Viveiros participa num projeto do IHMT de apoio ao diagnóstico molecular de SARS-CoV-2/COVID-19 aos Hospitais Egas Moniz e São Francisco Xavier (CHLO) na monitorização da infeção em profissionais de saúde. É ainda  investigador no projeto "Fatores de susceptibilidade genética e protecção imunológica à COVID19" desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e com o Laboratório de Genética de Doenças do Instituto Gulbenkian de Ciência e financiado pela  Fundação Calouste Gulbenkian e Centro R&D/FCT GHTM/IHMT.  

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

 

Raquel Sá-Leão lidera uma equipa de cerca de 50 voluntários do ITQB NOVA que tem vindo a processar testes de diagnóstico do COVID-19 a pedido do Município de Oeiras no sentido de ajudar no rastreamento de servidores públicos que estão em constante contacto com a população local, como polícias e bombeiros. Até agora já foram processados mais de 2500 testes. Saiba mais aqui e aqui


Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem do ITQB NOVA

Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)

 

Paulo  Sousa integra um grupo de 30 docentes, investigadores e alunos que respondeu de forma célere à pandemia da COVID-19, através do Barómetro Covid-19, que se dedica à monitorização e análise dos dados disponíveis, para suporte das políticas do Ministério da Saúde e para fornecer informação e análise de qualidade à comunicação social. O grupo foi organizado em quatro temas (opinião social, políticas e intervenções, saúde ocupacional e epidemiologia) e lançou um questionário online para acompanhar as perceções e comportamentos dos portugueses durante a pandemia.

Fonte:Barómetro COVID-19  

Carla Nunes, Diretora da ENSP-NOVA, foi convidada pelo Governo a integrar o Conselho Consultivo restrito que reunia quinzenalmente com o Presidente da República, Primeiro Ministro, líderes políticos e membros da sociedade civil, para informar sobre a evolução da pandemia. Até ao mês de julho, este grupo produziu 4 artigos científicos, 37 working papers e análises científicas, que resultaram em mais de 700 notícias em meios de comunicação nacionais e internacionais.​

Fonte: ScienceMediaHub

Doenças Crónicas e Infecções da NOVA Saúde – set 2020