pixel Isabel Rocha | Universidade NOVA de Lisboa

Isabel Rocha

Isabel Rocha, Pró-Reitora

Isabel Rocha é Pró-Reitora na Universidade NOVA de Lisboa, coordenando as áreas do empreendedorismo, transferência de tecnologia e conhecimento, e a plataforma de turismo e hospitalidade.

É Investigadora Principal no ITQB NOVA, coordenando um Laboratório de Investigação em Biologia Sintética. Doutorou-se na Universidade Minho em Engenharia Química e Biológica e fez pós-doutoramento na Universidade Técnica da Dinamarca. Faz investigação em Biotecnologia, cobrindo os tópicos de Bioinformática, Engenharia Metabólica, Biologia Sintética e Biologia de Sistemas , e publicou mais de 140 artigos completos em revistas, livros e conferências internacionais. É a coordenadora científica, entre outros, do Projeto Shikifactory100 (Shikifactory100.eu) e representante nacional no conselho executivo da Infraestrutura Europeia de Bioinformática (ELIXIR). É também avaliadora de várias agências de financiamento, incluindo a Comissão Europeia.

Durante 2007, foi professora visitante no MIT, EUA, como parte do Programa MIT-Portugal e foi, de 2007 a 2017, parte do corpo docente do MIT-Portugal, sendo responsável por um programa educacional em inovação envolvendo 4 universidades e 2 programas de doutoramento - o programa i-teams. Foi Presidente da P-Bio, Associação Portuguesa de Bioindústrias e foi uma das fundadoras das empresas Biotempo e SilicoLife.

É Presidente do Conselho de Administração do CoLab InnovPlantProtect, em proteção de culturas, e Vice-Presidente do CoLab BIOREF em Biorrefinarias, sendo ainda vogal do Conselho de Administração do Madan Parque, a incubadora de base tecnológica da NOVA. 

Coordena a área do Empreendedorismo e colabora na coordenação das áreas da Criação de Valor Social e Económico e Investigação