A NOVA 4 The Globe procura potenciar o impacto da Universidade na comunidade e facilitar a transformação organizacional para a implementação das melhores prácticas de sustentabilidade.
Segue três eixos de atuação, ancorados na excelência do conhecimento científico, da inovação e das competências existentes na NOVA.
Promover a transferência de conhecimento e tecnologia, a capacitação de pessoas e instituições, estudos e atividades de disseminação, colaborando com universidades, empresas e organizações não governamentais, nacionais e internacionais. Estimular o envolvimento comunitário, com especial incidência no sul de Portugal e países lusófonos. Facilitar a implementação das melhores práticas de sustentabilidade.
Facilitar o diálogo interdisciplinar, potenciando acções que envolvam também outras entidades académicas e não académicas, públicas e privadas, visando uma melhor integração da investigação e inovação com os problemas da sociedade.
Estimular a integração da interdisciplinaridade e sustentabilidade em todos os ciclos de estudos e programas educativos, com vista a orientar a formação de talento para um maior compromisso com o planeta e com o bem-estar das comunidades locais e regionais.
A actividade da NOVA 4 The Globe está ancorada em duas importantes métricas orientadoras:
O compromisso da NOVA com os ODS é anualmente avaliado pelo Times Higher Education Impact Rankings. Entre os 17 Objectivos, a NOVA sublinha os seus esforços em endereçar “Saúde de Qualidade” – ODS 3, “Educação de Qualidade” – ODS 4, “Igualdade de Género” – ODS 5, “Indústria, Inovação e Infraestruturas” – ODS 9, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” – SDG 11, “Paz, Justiça e Instituições eficazes” – ODS 16, e “Parcerias para a implementação dos Objectivos” – ODS 17. A sua prestação está ancorada na excelência do conhecimento na excelência do conhecimento científico, da inovação, e das competências produzidos e transmitidos, nomeadamente através das suas Unidades Orgânicas. Nos resultados de 2020, a NOVA viu-se classificada em 6º lugar no ODS 9 e 16, e em 13º no ODS 5, entre as Jovens Universidades (isto é, universidades com menos de 50 anos).