pixel ODS 2 - Erradicar a fome | Universidade NOVA de Lisboa

ODS 2 - Erradicar a fome

ODS 2 - Erradicar a fome

A Univerdade NOVA de Lisboa desenvolve a sua ação em torno do ODS 2 para além da investigação. As cantinas e cafetarias, espalhadas pelas diversas Unidades Orgânicas, oferecem escolhas alimentares saudáveis, sustentáveis e económicas. Elas oferecem ainda escolhas macrobióticas e vegetarianas. A NOVA disponibiliza também consultas de nutrição a um preço acessível.

 

DESTAQUES

  • InnovPlantProtect é um Laboratório Colaborativo criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças e prestar serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal. É uma iniciativa da Universidade NOVA de Lisboa, liderada pelo ITQB NOVA, em cooperação com outras Unidades Orgânicas (FCT NOVA e NOVA IMS).

InnovPlantProtect

 

 

 

 

IMPACTO NA COMUNIDADE

As 9 Unidades Orgânicas da NOVA desenvolvem programas e iniciativas com impacto direto na nossa comunidade. Contate-nos, participe!

Descrição Calendário | Unidade Orgânica

Ciência à mesa

Live streaming que explora a relação entre comida e saúde mental.

2020 | NMS

Apanha de fruta nas árvores campus

Ação de sensibilização para o desperdício alimentar.

2019 | NOVA FCSH

History of Poverty and Hunger

Conferência.

2019 | NOVA FCSH

Campanha do Banco Alimentar

A NOVA School of Science and Technology esteve mais uma vez presente na campanha do Banco Alimentar contra a fome.

2019 | FCT NOVA

 

INVESTIGAÇÃO

A NOVA contribui significativamente para a investigação nas áreas ligadas ao ODS 2. Para além do InnovPlantProtect, conheça mais sobre os seguintes projectos de investigação:

O laboratório Plant Functional Genomics está interessado no estudo do impacto ambiental da regulação do crescimento das plantas e nas estratégias adaptativas que permitem que algumas plantas sobrevivam ao stress.

Práticas inovadoras ao longo da cadeia produtiva: da produção ao consumo sustentável.

O projecto oferece uma abordagem multidisciplinar para a discussão das futuras condições de produção e consumo de alimentos, através do modo de pensar holístico e utópico. 

PUBLICAÇÕES

 

ENSINO

A Universidade NOVA de Lisboa tem uma oferta educativa ligada aos ODS que se distingue pela sua qualidade e variedade. Estimula a integração da interdisciplinaridade e sustentabilidade em todos os ciclos de estudos e programas educativos.

ODS

Programas

SDG2 - Zero Hunger

Master in Food Technology and Safety (FCT NOVA)

Master in Production Technologies and Agro-Industrial Transformation (FCT NOVA)

Master in Precision Agriculture Technologies (FCT NOVA)

Master in Nutritional Phytotechnology for Human Health (FCT NOVA, NMS|FCM)

Master in Biotechnology for Sustainability (ITQB NOVA)

PhD in Food Sciences (FCT NOVA)

PhD in Agroindustrial Technologies (FCT NOVA)

PhD Plans for Life (ITQB NOVA)