As parcerias e as redes são um importante catalisador da ação em torno da Sustentabilidade, reconhecidas pelas Nações Unidas na sua Agenda 2030, nomeadamente no Ojectivo de Desenvolvimento Sustentável 17 - Parcerias para a implementação dos Objectivos.
A NOVA trabalha em conjunto com a sua comunidade para endereçar os desafios globais, colaborando a nível local, nacional e global pela sustentabilidade. Está envolvida em diversos projetos de cooperação, como insituição coordenadora ou parceira, reforçando a sua credibilidade como parceira de referência internacional. A NOVA integra diversas redes que facilitam a mobilidade de estudantes e investigadores e o desenvolvimento de programas e projetos colaborativos. Todas as Unidades Orgânicas participam individualmente em redes relacionadas com as suas áreas de ensino e investigação.
Apresenta-se de seguida informação mais detalhada sobre algumas redes e parcerias estratégicas com um foco na sustentabilidade:
A parceria estratégica foi formalmente estabelecida em junho de 2018, quando a Universidade de Lancaster e a NOVA assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em Lisboa. Tanto a NOVA como Lancaster são instituições relativamente jovens e cresceram rapidamente através dos rankings internacionais de universidades.
O objetivo da parceria é explorar oportunidades de investigação colaborativa e multidisciplinar, iniciativas conjuntas de ensino e partilha estratégica de conhecimento, incluindo internacionalização, desenvolvimento e recrutamento de estudantes. Sob esta parceria, todas as UO, departamentos, centros e unidades das duas instituições parceiras poderão explorar áreas potenciais de colaboração de benefício mútuo.
Site da parceria: www.lancaster.ac.uk/nova
A parceria estratégica foi formalmente estabelecida em junho de 2019, quando a Universidade Aga Khan e a NOVA assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em Lisboa. O acordo visa facilitar a colaboração em diversas áreas, incluindo ciências da saúde, humanidades, comunicação e média e sustentabilidade.
Foram expressas as intenções de promover e fortalecer a parceria entre as duas instituições, a fim de melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis, promover o conhecimento através de investigação de ponta e ainda a cooperação e o entendimento internacional e transcultural.
Simpósio Stem Cell Science, Regenerative Medicine, Ethics and Society 2019
A NOVA assinou a Carta de Intenções da Rede Campus Sustentável, assumindo assim o compromisso público da universidade com princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior. Saiba mais aqui.
EcoCampus é um conceito que traduz a adaptação do programa internacional Eco-Escolas no ensino superior. Em 2019, no âmbito do Eco-Escolas, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e a NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) receberem a sua Bandeira Verde por boas práticas ecológicas. Saiba mais aqui.
A Fundação para a Educação Ambiental (FEE) apoia os vários projetos da ABAE (Associação Bandeira Azul Europa) que, desde 1996, desenvolve o Programa Internacional Eco-Escolas – com o objetivo de encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.