pixel EUTOPIA Talks em estreia na NOVA Cairo | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA Talks em estreia na NOVA Cairo

11 fevereiro 2024

O campus da NOVA na capital egípcia, o primeiro de uma universidade portuguesa fora do território nacional, acolherá ao longo de 2024 uma série de palestras com investigadores de topo dos vários parceiros da EUTOPIA, a aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte. 

Intituladas Bridging Continents through Scientific Dialogues, as novíssimas EUTOPIA Talks convidam toda a comunidade da EUTOPIA a ligar-se ao campus da NOVA no Cairo, onde serão apresentadas as mais recentes abordagens aos estudantes locais.   

O objetivo é fornecer conhecimentos e metodologias aos estudantes da NOVA no Egito, promovendo as mais-valias da EUTOPIA para lá da Europa, tendo estabelecido já várias parcerias com várias outras universidades internacionais. Além disso, estão ainda previstos uma série de webinars específicos depois das palestras, procurando assim reforçar ainda mais as ligações entre todos os investigadores da aliança.  

Agendada para dia 11 de fevereiro, das 10h00 às 12h00 GMT, a primeira desta série de talks será proferida por Antonio Luna Garcia, professor associado da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e será dedicada ao tema “Cidades no limite. Desafios de Sustentabilidade para as Cidades Mediterrânicas. Contos de Barcelona” – com Antonio Luna García a apresentar os desafios enfrentados pelas cidades mediterrâneas contemporâneas, explorando questões como habitação, mobilidade, governança e processos metabólicos urbanos.  

Utilizando Barcelona como estudo de caso, Luna García analisará ainda como as cidades da bacia do Mediterrâneo têm historicamente confrontado e adaptado a estes desafios. 

Inscreva-se aqui e receba a ligação zoom para assistir!