pixel H2tALENT: primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com reconhecimento e financiamento da União Europeia arranca no Alentejo | Universidade NOVA de Lisboa

H2tALENT: primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com reconhecimento e financiamento da União Europeia arranca no Alentejo

Liderado pelo Campus Sul – Associação Interuniversitária de que fazem parte a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve, em parceria com a GALP e o Laboratório Colaborativo HYLAB, e Coordenado pela Universidade de Évora, o H2tALENT visa criar um ecossistema de inovação centrado no hidrogénio “verde” e no Alentejo.  

Este é o primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com financiamento e reconhecimento da União Europeia e da Rede Global de Vales de Hidrogénio Verde. 

O H2tALENT, financiado pelo programa HORIZON da Comissão Europeia, é um dos quatro vales de Hidrogénio Verde aprovados pela Comissão Europeia em 2023. Conta com um orçamento global de 13,5 milhões de euros, dos quais 9 milhões são assegurados pela Comissão Europeia, para apoiar a implementação deste projeto pioneiro, que terá a duração de cinco anos. 

O H2tALENT mobilizou um consórcio composto por 28 parceiros, incluindo empresas, instituições de ensino superior, entidades de interface, autarquias e agências de desenvolvimento regional, de Portugal e outros cinco países. Este projeto visa criar, implementar e testar soluções sustentáveis e inovadoras para a produção e utilização de hidrogénio “verde” no Alentejo. 

O H2tALENT tem como missão criar conhecimento, alavancar a inovação e alcançar um impacto positivo centrado em hidrogénio “verde” no Alentejo, inserindo-se numa Agenda de Trabalho focada em Hidrogénio Verde assumida pelo Campus Sul. 

Entre as metas do projeto para os próximos 5 anos destacam-se as seguintes: instalação de 11 MW em eletrolisadores, produção anual de mais de 500 toneladas de hidrogénio “verde”, e redução das emissões de dióxido de carbono em cerca de 6 mil toneladas por ano. Além disso, o H2tALENT pretende reter e desenvolver talentos relacionados com o hidrogénio “verde” no Alentejo, impulsionando a economia da região e contribuindo para a transição energética nacional e europeia. 

A aprovação do H2tALENT pela Comissão Europeia reconhece o mérito do consórcio liderado por Campus Sul, GALP e HYLAB, assim como a capacidade endógena do Alentejo enquanto uma das melhores localizações da Europa para investimentos em Hidrogénio Verde, mas também o posiciona enquanto ativo importante nas estratégias nacional e europeia de transição energética. 

A cerimónia de apresentação decorre esta quinta-feira, 11, pelas 16h, no Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

A propósito, o Reitor da NOVA refere “Hoje é um dia muito especial para a Universidade NOVA de Lisboa e para a Associação Campus Sul, mas sobretudo para o futuro do Alentejo, agora que o projeto H2tALENT arrancou oficialmente”. João Sàágua sublinha ainda que “Como universidade global e cívica, a Universidade NOVA está profundamente comprometida com o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade. Repetidas vezes, a nossa universidade demonstrou a sua capacidade de desempenhar um papel fundamental na construção de um mundo melhor através do conhecimento e da inovação, que é precisamente o tipo de compromisso que a nossa sociedade necessita neste momento.”