NOVA investe em mais de 70 ações em nome da saúde mental e bem-estar dos seus estudantes

Lançado oficialmente no início de maio, o programa será implementado até 2026.

Uma app sobre saúde mental e bem-estar, atividades de acolhimento para novos estudantes, um guia digital de integração, celebração do Dia da Saúde Mental, um ciclo de cinema e sessões online de partilha de experiências voluntárias… Ao todo, o plano apresentado pela NOVA, e aprovado para financiamento pela Direção Geral do Ensino Superior, tem mais de 70 ações e deverá estar a funcionar em pleno até final de 2026.

“A universidade é um espaço de aprendizagem, desenvolvimento e inovação, que apresenta desafios particulares para os estudantes e para toda a comunidade académica. Estimulamos mentes e horizontes, mas também nos deparamos com as limitações e potencialidades de cada indivíduo. Na universidade, construímos o futuro, no qual a saúde mental e o bem-estar desempenham papéis essenciais nesta jornada educativa e inovadora. Portanto, o Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior não apenas fortalecerá as iniciativas já existentes na NOVA nesse domínio, mas também criará novas estratégias para abordar desafios emergentes, garantindo que sejamos uma universidade inclusiva”, destaca Cláudio M. Soares, Pró-reitor da NOVA para a área da Saúde, e responsável, com Olga Cunha, do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA FCSH, pelo programa.

Entre os seus principais objetivos estão a promoção da integração, cooperação e inclusão dos estudantes em toda a comunidade académica da NOVA, assim como a criação de um ambiente escolar saudável, envolvente, estimulante e solidário, fomentando o desenvolvimento holístico dos estudantes ao longo do seu percurso académico.

Além da aposta em novos formatos, o programa irá igualmente apoiar os projetos já existentes nos Serviços de Ação Social (SASNOVA), tal como na NOVA FCT, na Nova SBE, na NOVA Medical School e na NOVA FCSH.