pixel Uma parceria para o futuro: Santa Casa e NOVA criam Centro Académico Clínico em Reabilitação  | Universidade NOVA de Lisboa

Uma parceria para o futuro: Santa Casa e NOVA criam Centro Académico Clínico em Reabilitação 

Com a assinatura deste protocolo, as duas instituições comprometem-se a incentivar a investigação e desenvolvimento na área da reabilitação – e ainda uma licenciatura conjunta no âmbito da Administração de Equipamentos Sociais. 

O novíssimo Centro Académico Clínico em Reabilitação vai agregar equipamentos e unidades de investigação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e da Universidade NOVA de Lisboa. Ou seja, integrará a Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSALCOITÃO), o Hospital Ortopédico de Sant’Ana, e o Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão – equipamentos pertencentes à SCML – e algumas unidades de investigação da NOVA FCT, como o Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações, o NOVA LINCS (um laboratório de investigação líder na área de Ciência da Computação e Informática) e o Centro de Tecnologia e Sistemas.  

Mas não só. Segundo o protocolo assinado na passada sexta-feira, dia 15, pelo Reitor da NOVA, João Sàágua, e pela Provedora da SCML, Ana Jorge, é claro o objetivo de potenciar sinergias entre as duas instituições, desenvolvendo relações de cooperação e intercâmbio em diversas áreas de interesse comum – nomeadamente, por exemplo, na formação pré e pós-graduada.  

Essa a razão para prever, também, a criação de uma licenciatura conjunta entre a ESSALCOITÃO, da SCML, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da UNL, no âmbito da Administração de Equipamentos Sociais. 

Considerando esta uma parceria histórica, NOVA e SCML pretendem assim criar as condições para desenvolver atividades conjuntas de intervenção social e comunitária na área geográfica de intervenção de ambas as entidades.