Cultura | Universidade NOVA de Lisboa

Cultura

Além do seu papel como instituição de excelência no ensino, a Universidade NOVA de Lisboa pretende também atuar como eixo cultural na cidade e ser um parceiro de instituições culturais, relacionado o conteúdo das aulas com atividades culturais.

Com este objetivo em mente, a NOVA promove os seguintes eventos:

Festival NOVA Música

Festival NOVA Música

Um evento de divulgação da música portuguesa com um cartaz representativo dos melhores talentos emergentes, que celebra, desde 2012, o início do ano letivo na Universidade NOVA de Lisboa, sendo o primeiro evento deste cariz organizado por uma universidade portuguesa;

Concurso de Bandas NOVA Música

Concurso de Bandas NOVA Música

Integrado no Festival NOVA Música e organizado pelo Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem dos SASNOVA, está aberto a músicos a solo e bandas que integrem pelo menos um aluno (ou ex-aluno) da Universidade NOVA de Lisboa (1º ao 3º Ciclo, Erasmus ou de outros programas de mobilidade). O vencedor ganha o direito a fazer parte do cartaz do Festival NOVA Música;

Concurso de Fotografia

Concurso de Fotografia

Iniciativa do Gabinete de Cultura dos SASNOVA aberto a todos os alunos da NOVA (incluindo alunos Erasmus e de outros programas de mobilidade) e teve início no ano letivo de 2008/2009, mantendo uma periodicidade anual.

Fazem ainda parte da NOVA diversos Grupos de Teatro, Tunas e Coro:

Coro

O Coro da Universidade Nova de Lisboa (Coro da NOVA) foi criado em 1988, por então alunos das Faculdades de Ciências Médicas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Faculdade de Economia, da Universidade Nova de Lisboa, tendo-se constituído como Associação sem fins lucrativos em Maio de 2008.


Coro da Universidade Nova de Lisboa (Coro da NOVA)

Tem como principal objectivo a promoção e divulgação da cultura e música universais, contribuindo assim para a formação e prática artística dos seus associados. Tem um vasto e diversificado reportório que abrange obras corais sinfónicas do reportório barroco e clássico, polifonia dos séculos XVI, XVII e XVIII, bem como música popular harmonizada de autores portugueses e estrangeiros.

Os elementos pertencentes ao Coro são pessoas jovens, provenientes da comunidade académica de Lisboa com especial incidência nos alunos e antigos alunos da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA). Trata-se de um grupo com claros interesses musicais, que procura novas formas de enriquecimento pessoal e que deseja ser parte integrante da divulgação musical no nosso pais. Igualmente importante é a presença de estudantes internacionais que ao longo dos anos têm procurado o Coro, enriquecendo-o pela partilha da sua cultura bem como das suas vivências musicais.

Coro da Universidade Nova de Lisboa (Coro da NOVA)
Coro da Universidade Nova de Lisboa (Coro da NOVA)

Organiza anualmente dois fins-de-semana intensivos de trabalho coral, workshops de canto e audições internas.

Mais informações em: https://www.facebook.com/CorodaNova

Maestro

O Maestro João Valeriano dirige o Coro da NOVA desde 1994. 

Estudou Canto no Conservatório Nacional de Lisboa onde concluiu o Curso Superior de Violeta. Licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Uma obra da sua autoria, a Missa Pro Defunctis, foi apresentada em 2002, em primeira audição, no Museu Gulbenkian, pelo Coro de Câmara de Lisboa.

Fundou e dirigiu a Camarata Vocal de Lisboa com a qual apresentou, em primeira audição, obras corais representativas do repertório sacro dos sécs. XV-XVIII. Dirigiu vários Coros Amadores entre os quais o Coro da Universidade Católica Portuguesa.
Canta, desde 1973, no Coro Gulbenkian onde, além de coralista, exerce igualmente a função de ensaiador.

É licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão.

Audições:

Envia a inscrição com o nome, idade, curso, universidade, profissão e experiência musical para o mail: coro@unl.pt

Ensaios:

Faculdade de Ciências Médicas, no Campo Mártires da Pátria
Quartas-feiras, entre as 21:00 e as 23:00
Sábados, entre as 10:30 e as 13:00

Grupos de Teatro

Novo Núcleo Teatro

Grupo de Teatro da NOVA

Grupo de Teatro Miguel Torga

     

Tunas

 Antunia - Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa

TunaMaria - Tuna Feminina da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa

Real Tuna Académica NeOlisipo - Tuna Mista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa;

Tuna Médica de Lisboa – Tuna de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

Fortuna - Tuna Académica da Nova SBE

 

 

Tunas