Com a exposição Do que um homem é capaz, que pela primeira vez apresenta ao público uma amostra do acervo de José Mário Branco ao cuidado da NOVA, o Programa NOVA Cultura dá início ao Ciclo Liberdade na Nova, inserido nas comemorações do 25 de Abril na Universidade.
Ao longo de quatro meses, de Setembro a Dezembro, o ciclo dedica-se a explorar o legado do 25 de Abril na música em português e os diálogos entre música e liberdade no trabalho de artistas portugueses, brasileiros e africanos mais jovens com forte relação com a canção de intervenção.
Além da exposição, o ciclo inclui 3 concertos, numa viagem que parte de Moçambique de José Afonso, passa pelo Brasil do luso-brasileiro Luca Argel, e vai até às Berlengas de Benjamim.
No dia 10 de Outubro, o concerto Lá No Xepangara homenageia José Afonso e a presença da cultura africana na sua obra, reunindo Manuel de Oliveira, Selma Uamusse, Karyna Gomes, Isabel Novella, Edu Mundo e Fred Martins. É a estreia em Lisboa (bilhetes aqui).
No dia 7 de Novembro, o músico luso-brasileiro Luca Argel, apresenta o seu novo disco, Visita, num formato intimista de voz e piano, ao lado da pianista baiana, Pri Azevedo (bilhetes aqui).
No dia 12 de Dezembro, Benjamim apresenta-se a solo num concerto especial a encerrar o ano em que lançou o trabalho discográfico “As Berlengas”, experimentando em palco novas canções.
Os bilhetes têm preço especial para toda a comunidade NOVA.