A Universidade NOVA de Lisboa dispõe de diversas estruturas que prestam serviços de apoio à comunidade científica. A Reitoria e as diferentes Unidades Orgânicas da NOVA trabalham em proximidade e têm equipas dedicadas à investigação, inovação, gestão de projetos e angariação de financiamento, e estão disponíveis para apoiar todas as fases do processo científico
As atividades de Investigação e Inovação (I&I) da NOVA são apoiadas por várias estruturas de investigação que fornecem serviços de suporte à comunidade académica, com pessoal altamente especializado dedicado à investigação, inovação, projetos e financiamento.
De facto, a comunidade NOVA possui estruturas de apoio tanto centralizadas (Reitoria) quanto descentralizadas (cada escola).
A Reitoria tem uma Direção de Apoio à Investigação e Inovação (DAII) responsável por promover atividades transversais, em estreita articulação com as unidades de cada Escola. Tanto as estruturas de apoio centralizadas quanto as descentralizadas e as atividades na NOVA são profissionalizadas e contam com suporte de gestão de investigação altamente experiente nas áreas de:
- Financiamento, impacto e gestão de projetos – cada escola presta apoio ao pessoal de T&I na obtenção de financiamento competitivo, na criação de impacto com a sua investigação e na garantia de uma implementação eficiente através da gestão financeira e administrativa otimizada dos projetos
- Gestão de infraestruturas – as Escolas fornecem as ferramentas e o apoio necessários, visando facilitar descobertas inovadoras e o desenvolvimento de soluções inovadoras (CryoEM, Microscope & Animal Facilities, Mass spectrometry and NMR, Social Science Datalab; CHAIN Biobank)
- Inovação, Transferência de Conhecimento e Empreendedorismo – a Reitoria, através da NOVA Impact, em articulação com unidades especializadas nas diferentes Escolas, proporciona um conjunto abrangente de atividades ao longo da cadeia de valor da inovação e valorização do conhecimento, incluindo a proteção e comercialização de resultados de investigação; formação em empreendedorismo para a comunidade académica; apoio à criação de novas empresas spin-off e ligação com a indústria ou outras organizações da sociedade
- Comunicação de Ciência (CC) e divulgação (a NOVA FCSH tem um curso de mestrado em CC; o ITQB desenvolve numerosas atividades de divulgação/feiras de ciência)
- Gestão de informação científica (plataforma PURE e Portal de Investigação da NOVA)
- Recrutamento de recursos humanos e desenvolvimento de carreiras
- Serviços à comunidade, internacionalização e oportunidades de mobilidade
A Direção de Apoio à Investigação e Inovação (DAII) tem como objetivo apoiar as diversas Unidades Orgânicas da NOVA em tópicos relacionados com oportunidades de financiamento, cursos de capacitação e metodologias estratégicas de financiamento, permitindo que as diferentes escolas tenham um melhor desempenho nos diversos esquemas de financiamento e aumentem o impacto da investigação da Universidade como um todo. Também acompanha e monitora as atividades de I&D da Universidade. O escritório também está envolvido no desenvolvimento de propostas institucionais para oportunidades de financiamento específicas em tópicos estratégicos.
Abaixo estão alguns exemplos de iniciativas transversais organizadas com o objetivo de capacitar a comunidade de I&D da NOVA:
- Formação sistemática nas novas métricas de impacto europeias, alinhada com a participação da NOVA nos projetos SECURE e OPUS – exemplos recentes: o Desafio de Narrativas de Impacto da Investigação e um webinar sobre CVs Narrativos (>350 participantes).
- Apoio a candidaturas a bolsas ERC (coaching 1:1/bootcamps).
- Preparação para projetos europeus (programa Fit4Funding® desenvolvido pelos diferentes gabinetes de apoio ao financiamento da NOVA).
A DAII também desenvolve uma revista anual, destacando as realizações mais recentes da comunidade de I&D da NOVA – NOVA Science -, e organiza eventos ao longo do ano para facilitar o networking institucional e potenciar parcerias – o NOVA Science & Innovation Day 2023 apresentou trabalhos de investigação e inovações em todas as áreas de investigação, envolvendo mais de 300 participantes.
A DAII também oferece oportunidades de envolvimento para o pessoal de T&R através de 5 Plataformas Interdisciplinares e do recente NIRC em Sistemas de Energia Sustentável, em parceria com a Galp, fomentando sinergias entre investigadores de diversas Escolas e áreas. Neste âmbito, o pessoal de T&R terá a oportunidade de cultivar projetos colaborativos e buscar apoio através de programas de financiamento inicial para ideias inovadoras e de Prova de Conceito (PoC).
Acontece
Mais eventosReitoria - Campus de Campolide
10 Mai 2025
NOVA Walks – Azulejos na Arquitetura de Lisboa
Reitoria - Campus de Campolide