Information Literacy [Literacia da Informação]

O principal objetivo do Curso de Literacia da Informação é dotar os alunos de um conjunto de competências que têm vindo a ser reconhecidas como cruciais para o sucesso académico e para a aprendizagem ao longo da vida, tais como: reconhecer quando necessitam de informação, como a podem localizar, avaliar e usar eficientemente e como a devem comunicar de forma ética. Este curso destina-se a Estudantes de Doutoramento da NOVA e Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc), a estudantes de universidades parceiras e a estudantes externos.

Inscrições

18 de Julho, 2024

Detalhes do Programa

O que é?

A Literacia da Informação procura dar resposta a problemas, erros ou omissões na recuperação de informação da web e que foram identificados a nível mundial, mesmo junto das gerações mais jovens. Foi reconhecido que a competência tecnológica é distinta da competência informacional, não apresentando esta, soluções adequadas à complexidade que os problemas da pesquisa de informação na Internet colocam.

O acesso fácil a um volume de informação cada vez mais alargado dá origem a dificuldades em identificar, avaliar, selecionar, localizar e aceder a fontes de informação relevantes e fidedignas, capazes de darem resposta a necessidades de informação específicas.

O objetivo principal do Curso de Literacia da Informação é dotar os alunos desse conjunto de competências, reconhecidas como indispensáveis a um bom desempenho académico, como requisitos para a aprendizagem ao longo da vida.

Programa

  • Definição do objeto de pesquisa. Utilização de recursos e desenvolvimento de estratégias de pesquisa;
  • Avaliação de fontes de informação;
  • Plágio, citações e referências bibliográficas;
  • Bibliometria e publicação científica.

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:

  • Conhecer a diversidade de recursos de informação e ter a capacidade de identificar os mais úteis, bem como familiarizar-se com as interfaces, ferramentas e estratégias para melhorar a pesquisa;
  • Saber avaliar a credibilidade das fontes de informação e conhecer alguns critérios de avaliação das fontes impressas e em linha;
  • Identificar os diferentes elementos e a sintaxe de uma referência bibliográfica de acordo com os diferentes tipos de fontes;
  • Reconhecer a existência de várias normas para referências bibliográficas e de software de gestão bibliográfica;
  • Reconhecer e evitar o plágio;
  • Reconhecer a existência de vários programas de deteção de plágio e saber quando/porquê citar uma fonte;
  • Compreender o contexto e a utilização da bibliometria no ensino superior; identificar as principais métricas utilizadas na avaliação e apreciação da investigação, bem como as principais questões e limitações associadas às análises bibliométricas.

Referências

  • Armstrong PW, Naylor CD. Counteracting health misinformation: a role for medical journals? JAMA. 2019; 321(19): 1863-4. doi:10.1001/jama.2019.5168.
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  • Brown C. Communication in the sciences. Annu Rev Inform Sci. 2010; 44(1) 285–316. https://doi.org/10.1002/aris.2010.1440440114.
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Inscrições + Fees

Candidatos a PhD da NOVA – Gratuito. Inscrição na plataforma:  https://www.unl.pt/inscricoes

Candidatos a PhD de outras instituições: Propina 350€. Inscrições e mais informação via email: nova.doctoral.school@unl.pt

Duração

1ECTS | 2 dias | 28h| Horas letivas: 16h| Seminário – 2h |Trabalho autónomo – 8h |Avaliação– 2h

Horário

9h00 – 18h00

Língua

Inglês ou Português

Regime

Presencial

Docentes

Prelector Isabel Andrade – Course Coordinator (ENSP NOVA)
Prelector Ana Roxo
Prelector Antónia Correia
Prelector Rosário Duarte
Prelector Susana Lopes

“Enquanto investigador, este é, para mim, um dos cursos mais importantes, uma vez que descreve em pormenor os obstáculos à publicação de uma investigação. O curso ajuda a responder a muitas perguntas.
Candidato a PhD da NOVA sobre o curso de Literacia da Informação