Detalhes do Programa
O que é?
A Literacia da Informação procura dar resposta a problemas, erros ou omissões na recuperação de informação da web e que foram identificados a nível mundial, mesmo junto das gerações mais jovens. Foi reconhecido que a competência tecnológica é distinta da competência informacional, não apresentando esta, soluções adequadas à complexidade que os problemas da pesquisa de informação na Internet colocam.
O acesso fácil a um volume de informação cada vez mais alargado dá origem a dificuldades em identificar, avaliar, selecionar, localizar e aceder a fontes de informação relevantes e fidedignas, capazes de darem resposta a necessidades de informação específicas.
O objetivo principal do Curso de Literacia da Informação é dotar os alunos desse conjunto de competências, reconhecidas como indispensáveis a um bom desempenho académico, como requisitos para a aprendizagem ao longo da vida.
Programa
- Definição do objeto de pesquisa. Utilização de recursos e desenvolvimento de estratégias de pesquisa;
- Avaliação de fontes de informação;
- Plágio, citações e referências bibliográficas;
- Bibliometria e publicação científica.
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer a diversidade de recursos de informação e ter a capacidade de identificar os mais úteis, bem como familiarizar-se com as interfaces, ferramentas e estratégias para melhorar a pesquisa;
- Saber avaliar a credibilidade das fontes de informação e conhecer alguns critérios de avaliação das fontes impressas e em linha;
- Identificar os diferentes elementos e a sintaxe de uma referência bibliográfica de acordo com os diferentes tipos de fontes;
- Reconhecer a existência de várias normas para referências bibliográficas e de software de gestão bibliográfica;
- Reconhecer e evitar o plágio;
- Reconhecer a existência de vários programas de deteção de plágio e saber quando/porquê citar uma fonte;
- Compreender o contexto e a utilização da bibliometria no ensino superior; identificar as principais métricas utilizadas na avaliação e apreciação da investigação, bem como as principais questões e limitações associadas às análises bibliométricas.
Referências
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